2 de Julho: especial da TV Aratu destaca batalhas importantes da grande conquista baiana
Utilizando uma estratégia bem elaborada, sob o comando do tenente João das Botas, os brasileiros enfrentaram e derrotaram embarcações lusitanas em batalhas travadas, na Baía de Todos os Santos.
A conquista magna dos baianos é fruto de vitórias em vários conflitos. Essas batalhas são contadas, nesta edição, pelos historiadores Milton Moura e Antonieta D'Aguiar. Com armas artesanais e com um "exército" bastante improvisado, os combatentes locais enfrentaram portugueses muito mais estruturados.
Utilizando uma estratégia bem elaborada, sob o comando do tenente João das Botas, os brasileiros derrotaram embarcações lusitanas em batalhas travadas na Baía de Todos-os-Santos.
O comandante brasileiro atuou com um grupo de pescadores, usando barcos, tipo saveiro, que navegavam com facilidade naquele trecho da baía. De forma inteligente, eles atraíam os navios lusitanos para pontos onde acabavam encalhados.
"Quando João das Botas fazia encalhar os navios e ocupava [as embarcações], o pessoal [portugueses] vinha para as praias. Aí as marisqueiras recebiam, fazendo de conta que queriam seduzir e, em vez disso, davam surras de cansanção", relatou D'Aguiar.
Confira o segundo episódio: "As batalhas que expulsaram as tropas portuguesas da Bahia":
https://www.youtube.com/watch?v=VSR6XVPJF5w
Serviço
A programação especial começa no jornal matutino da TV Aratu, Bom Dia Bahia, apresentado por Silvana Freire, com uma série de matérias especiais de 26 a 30 de junho a partir das 7h, abordando os temas do 2 de Julho – 200 anos; As batalhas; As heroínas; Caboclos e Caboclas e Viva o Dois de Julho.
Aos sábados, dias 1,8, 15 e 22/7, a partir das 19h30, serão exibidos quatro programas especiais, com os temas: A formação do povo baiano; A família real na Bahia; A Bahia em Guerra e A celebração ao Dois de Julho.
Na manhã do dia 2 de Julho, a emissora vai transmitir ao vivo o desfile cívico das 10h às 11h, direto do Pelourinho em um estúdio avançado instalado na Casa do Benin, que será um espaço exclusivo para convidados. O museu Casa do Benin, mantido pela Fundação Gregório de Matos, guarda um importante acervo artístico e cultural, reforçando ligação entre a Bahia e o Benin, país africano de onde vieram inúmeros escravizados para o Brasil e completa 35 anos em 2023.
LEIA MAIS: Começa hoje a inscrição no Programa Universidade para Todos; fique por dentro
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!