Wagner Moura no Ministério da Cultura? Ator é cotado para compor governo Lula em 2027
Ator baiano participou da campanha presidencial de 2026 e enviou carta a Hollywood contra políticas culturais do governo Bolsonaro; Chico César e Maria Marighella também são cotados
Por Victor Hernandes.
Após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2026, o ator baiano Wagner Moura passou a ser apontado como um dos possíveis nomes para comandar o Ministério da Cultura no novo governo de Lula. A informação foi publicada pelo jornal O Globo nesta quinta-feira (29).

A possível indicação ocorre após a participação do artista na campanha presidencial de 2026. Durante o período eleitoral, Wagner Moura buscou mobilizar integrantes da indústria cinematográfica dos Estados Unidos para chamar a atenção para o cenário político brasileiro.
O ator também enviou, ao lado de outros artistas, uma carta à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. No documento, o grupo criticou a condução das políticas culturais durante o governo de Jair Bolsonaro e manifestou preocupação com a possibilidade de Flávio Bolsonaro vencer a disputa presidencial.
Além de Wagner Moura, outros nomes aparecem entre os cotados para assumir a pasta, como o cantor Chico César e a atriz e deputada federal eleita Maria Marighella (PT-BA). Os nomes são mencionados nas articulações para a composição do novo governo, mas ainda não há confirmação de quem comandará o ministério.
Atualmente, o Ministério da Cultura é comandado por Margareth Menezes. A pasta foi recriada em 2023, no início do terceiro mandato de Lula, após ter sido extinta durante o governo Bolsonaro.
Wagner Moura vence prêmio de melhor ator no Festival de Cannes
O ator passou a ser cotado depois de vencer o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes 2025 com a entrega da Palma de Ouro e de outros troféus. Moura foi premiado por sua atuação em O Agente Secreto, filme dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho (Bacurau), que representou o intérprete na cerimônia, já que o ator não pôde comparecer.
Além disso, o baiano foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pela atuação no filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. O longa também concorre aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Elenco e Melhor Filme Estrangeiro, categoria vencida por Ainda Estou Aqui em 2025.
Na época, o brasileiro Adolpho Veloso, diretor de fotografia de Sonhos de Trem, foi indicado, finalizando com cinco indicações para o Brasil este ano.

LEIA MAIS: Empresa pode demitir funcionário por causa do voto? Especialista explica o que é assédio eleitoral
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
