Axé de Oxum e bênçãos de Nossa Senhora da Conceição: ‘Vários caminhos levam ao Pai’
União de crenças reúne fies que agradecem e renovam votos na Basílica Santuário, no Comércio
Por Da Redação.
Celebrada todo dia 8 de dezembro, a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que acontece na Basílica Santuário, localizada no bairro do Comércio, é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso que une a santa católica à orixá Oxum, rainha das águas doces no candomblé. E, juntas, elas representam o amor materno, a fertilidade e a esperança,
A festa reuniu fiéis que foram agradecer e renovar os votos de fé. Entre eles estava Robson Bahia, que não conteve as lágrimas, e resumiu o espírito do evento ao falar sobre sua conexão com Nossa Senhora da Conceição e Oxum.
“Eu sou filho de Oxum, devoto de Nossa Senhora da Conceição da Praia há muitos anos. Peço a elas que nos cubram com o manto sagrado e abençoem todos nós para termos um mundo melhor. Deus é amor, e as religiões precisam se unir”, declarou, com lágrimas nos olhos.
+ Padroeira da Bahia: confira a programação das atividades religiosas em Salvador
+ Conceição da Praia: confira alterações no trânsito para festa
A força do sincretismo também tocou Roseli Pereira Neves, uma espírita, que deixou a capital paulista para celebrar a Padroeira da Bahia pela primeira vez na sua Casa. “É muita gratidão estar aqui em Salvador homenageando Nossa Senhora e Oxum. Onde quer que estejamos, levamos nossa fé e pedimos paz para o mundo”, afirma.
A união entre as crenças é uma das características mais marcantes da festa, que atrai não só católicos e adeptos das religiões de matriz africana, mas pessoas de diferentes denominações religiosas.
LEIA MAIS: 475 anos da festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia: você conhece a história?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).