'Sou Favela' e 'Firme e Forte': canções são marcos de Parangolé e Psirico; relembre
Influenciadora Rafaela Moreira viralizou ao confundir músicas de Parangolé e Psirico; canções têm semelhanças e marcam defesa das comunidades periféricas
Por Matheus Caldas.
“Favela, ê, favela, respeite o povo que vem dela” e “Na encosta da favela tá difícil de viver...”.. Esses são trechos de duas músicas de sucesso de Parangolé e Psirico, que foram confundidas pela influenciadora Rafaela Moreira, neste domingo (23), durante gravação do DVD dos 20 anos de carreira de Leo Santana.
Emocionada por estar no evento que marca as duas décadas de carreira de Leo Santana, Rafaela Moreira quis citar uma música, mas citou a outra, e causou repercussão e brincadeiras nas redes sociais – ela quis citar “Sou Favela”, mas cantou o verso de “Firme e Forte”, músicas, respectivamente, de Parangolé e Psirico.
Apesar de o momento ter virado meme nas redes, Rafaela Moreira não é a primeira pessoa – e nem a última – a confundir as canções que marcaram as carreiras de Leo Santana, ainda no Parangolé, e de Márcio Victor, no Psirico, carregam letras de protesto contra o racismo e o descaso social com as periferias. As músicas de Parangolé e Psirico seguem como trilha-sonora de protestos na capital contra o descaso com as periferias.
“Sou Favela” foi lançada em 2009, no álbum Dinastia Parangoleira, com Leo Santana ainda nos vocais do Parangolé. Dezesseis anos depois, a canção segue no repertório dos shows do GG da Bahia, especialmente na gravação realizada neste domingo, no Comércio, em Salvador.
Já “Firme e Forte” foi lançada quatro anos depois, em 2013, e é uma das principais músicas da história do Psirico. A canção retrata as dificuldades das periferias de Salvador, principalmente nos períodos de chuvas e enchentes.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).