Morre Hermeto Pascoal, mestre da música brasileira, aos 89 anos

Hermeto Pascoal era multi-instrumentista e se destacava na ousadia de transformar objetos cotidianos em música

Por Ananda Costa.

O multi-instrumentista Hermeto Pascoal, um dos maiores nomes da música brasileira, morreu neste sábado (13), aos 89 anos. A informação foi divulgada pelas redes sociais do artista.

Velório será realizado nesta segunda-feira (15). Foto: Redes sociais

+ Morre, aos 95 anos, o fotojornalista baiano Anízio Carvalho

Em nota, a família pediu que os admiradores homenageiem o músico de forma simbólica: “Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria.”

O velório será realizado nesta segunda-feira (15), na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde o músico viveu por muitos anos. A cerimônia será aberta ao público, das 14h às 21h.

 

 

+ Morre o estilista italiano Giorgio Armani, ícone da moda, aos 91 anos

Quem era Hermeto Pascoal 

Foto: Redes sociais

Nascido em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, Hermeto construiu uma trajetória única como compositor, arranjador e instrumentista. 

Conhecido por sua genialidade e improviso, ele se destacava tanto no domínio de instrumentos tradicionais, como acordeão, flauta, piano, saxofone, violão e teclado, quanto pela ousadia de transformar objetos cotidianos, como bules, brinquedos e até sons de animais, em música.

Hermeto foi três vezes vencedor do Grammy Latino, além de receber títulos de doutor honoris causa da Juilliard School (EUA), da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Alagoas.

+ Morre cantora Angela Ro Ro aos 75 anos, após três meses internada

LEIA MAIS: Dom Sergio da Rocha ordena primeiro bispo negro nascido em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.