Morre Berta Loran, ícone do humor brasileiro, aos 99 anos
Com mais de 70 anos de carreira, Berta Loran deixou sua marca na TV, no teatro e nas novelas. A causa da morte não foi divulgada
Por Rosana Bomfim.
Berta Loran, uma das humoristas mais apreciadas da TV brasileira, morreu em um hospital particular em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada. A atriz tinha 99 anos e uma carreira de mais de sete décadas.
Nascida em Varsóvia, na Polônia, Berta chegou ao Brasil com apenas nove anos e se destacou em programas de humor da TV Globo. Ela ingressou na emissora em 1966 e participou dos principais humorísticos da época: Riso Sinal Aberto (1966), Balança Mas Não Cai (1968), Faça Humor, Não Faça Guerra (1970), Satiricom (1973), Planeta dos Homens (1976), Escolinha do Professor Raimundo (1990), Zorra Total (1999) e A Grande Família (2012).
A artista também atuou em novelas, como Amor com Amor se Paga (1984), Cambalacho (1986), Cama de Gato (2010), a segunda versão de Ti-Ti-Ti (2011), Cordel Encantado (2011) e A Dona do Pedaço (2019).
No teatro, Berta também teve destaque. Para ela, a habilidade humorística era um dom especial dos intérpretes.
"Você pode perder apartamento, joia, dinheiro e até um grande amor — 30 anos depois, quando você o reencontra, dará graças a Deus que o perdeu. Agora, o humor não pode ser perdido. Humor é tudo na vida", disse em entrevista ao Memória Globo .
Batizada como Basza Ajs , a artista nasceu em Varsóvia em 23 de março de 1926 e renovou o nome artístico Berta ao chegar ao Brasil. O pai era alfaiate e ator, acostumado a se apresentar para a comunidade judaica no país. Desde pequena, Berta acompanhava os espetáculos e, aos 14 anos, subiu ao palco pela primeira vez.
"Eu sempre fui trapalhona, traquina, sapeca, danada. Com 14 anos, botei o salto alto da minha mãe e subi no palco. Quebrei o salto e saí mancando. O povo começou a rir. E eu gostei! Pensei comigo: 'o bom é fazer rir'", contou o humorista.
Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre o sepultamento da atriz.
Este ano, o Brasil também lamentou a morte de Preta Gil que estava nos Estados Unidos desde maio, em tratamento contra o câncer. Preta foi diagnosticada com câncer no intestino no início de 2023. Apesar do tratamento inicial, a doença retornou em agosto de 2024. Na autobiografia "Os Primeiros 50", a cantora narrou como descobriu o tumor maligno no reto e relatou as etapas iniciais de sua luta contra a doença.
Na manhã desta segunda-feira ( 29), o jornalismo brasileiro lamentou a morte de Paulo Soares, conhecido no meio esportivo como 'Amigão'. A confirmação da morte ocorreu nesta manhã em São Paulo. Até o momento, não foram divulgadas oficialmente as causas precisas de seu falecimento.
LEIA MAIS: Alô Juca tem atualizações sobre ação policial com mortos em São Marcos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).