Homenagem a Negra Ginga reúne ancestralidade e gastronomia no Pelourinho

Homenagem a Negra Ginga reúne shows gratuitos, samba e uma feijoada, misturando a ancestralidade e gastronomia afro-baiana

Por Laraelen Oliveira.

Em homenagem a Aidil Moreira de Jesus, eterna Negra Ginga, o Largo Tereza Batista no Pelourinho vai reunir shows gratuitos de Bambeia, Romilson Pretão e Orisun Agbárà. A celebração chamada de “Homenagem à Negra Ginga”, vai reunir samba, ancestralidade e gastronomia afro-brasileira, no dia 15 de novembro. 

Shows durante homenagem de Negra Ginga

Para comemorar a vida de Negra Ginga, que percorreu as ruas e ladeiras vão da Liberdade ao Pelourinho, estão confirmadas as seguintes atrações: 

  • Grupo Bambeia;

  • Romilson Pretão;

  • Partido Popular; 

  • Orisun Agbárà; 

Com participações especiais de Gal do Beco, Fabrícia Amaral, Josiane Climaco e Tiagão. A entrada é gratuita e Negra Ginga vai vender Feijoada Tradicional Baiana, Feijoada Carioca e Dobradinha, toda a renda será revertida para a manutenção artística e subsistência de Ginga e família. 

História de Negra Ginga e seu legado na gastronomia baiana 

Nascida no bairro da Liberdade, Ginga destacou-se como quituteira/culinarista e dançarina, tornando-se uma das grandes referências da cultura afro-baiana em Salvador. Foi Rainha do Ilê Aiyê em 1984, coroada como Deusa do Ébano, integrou o Balé Folclórico da Bahia e o grupo de dança do SESC, sempre levando em seu corpo e tempero a força da ancestralidade.

Aidil Moreira de Jesus, também conhecida como Negra Ginga, é uma cozinheira, comerciante e figura cultural de destaque em Salvador, Bahia/Foto: Divulgação 

Desde 2009, a Negra Ginga realiza uma dançante feijoada pelas ruas do Centro Histórico, que reuniu familiares, amigos, artistas e admiradores em torno da fé, da comida e da cultura que ela tem semeado.

Esta homenagem a Negra Ginga é mais que um evento, é um ato de afeição, memória e continuidade. Ela aprendeu a cozinhar com a mãe e fez da culinária um ato político e espiritual. Para sustentar a família, tem ocupado ruas e largos em festividades de Salvador, servindo suas iguarias, com destaque para a famosa feijoada a ser vendida no evento.

Homenagem à Negra Ginga 

A “Homenagem à Negra Ginga” é um momento festivo com diversas atrações musicais que afirmam o samba enquanto símbolo da alegria e resistência brasileira e, principalmente, baiana. Na programação, o Grupo Bambeia, liderado por Rogério Bambeia, o “sacerdote do samba”, traz um repertório que mantém viva a tradição afro-baiana.

O Grupo Cultural Orisun Agbárà, de Salvador, é conhecido por celebrar a ancestralidade africana através da música, da dança e das tradições afro-brasileiras/Foto: Divulgação

O grupo Orisun Agbárà traz ao palco um espetáculo em que corpo, canto e fé se unem em uma sonoridade que atravessa o samba de terreiro, o ijexá e os ritmos da diáspora africana. Com autenticidade e força performática, o Orisun Agbárà promete um show de axé, reverência e conexão com as raízes que alimentam o samba.

Completando a grade, o sambista Romilson Pretão, cantor que por muitos anos esteve à frente do grupo Partido Popular apresenta um show cheio de axé e emoção. Além das atrações acima, o evento conta com a participação especial dos sambistas Fabrícia Amaral (Grupo Movimento), Josiane Climaco (Terreiro da Preta) e Thiagão (Pagode do Thiago).

Fundado em 2008, o grupo Bambeia surgiu a partir da Associação Cultural e Recreativa Sambistas de Cajazeiras, tendo Rogério como um de seus fundadores/Foto: Divulgação 

O projeto Homenagem à Negra Ginga é uma realização da Ginga Buffet e Eventos, Produção da Água de Levante Produções, com Apoio do Amô Pelo Pelô, CCPI e patrocínio do Governo do Estado da Bahia.

Serviço

  • O quê - Homenagem à Negra Ginga - com Grupo Bambeia, Romilson Pretão | Partido Popular, Orisun Agbárà e convidados

  • Quando - 15 de novembro de 2025, a partir das 13h

  • Local - Largo Tereza Batista – Pelourinho, Salvador (BA)

Atrações em Salvador 

A cantora Savannah Lima, conhecida por seu trabalho que celebra a música baiana e a cultura afro-brasileira, retorna aos palcos no mês da Consciência Negra com o projeto artístico musical “Oferendas” no dia 15 de novembro (sábado). A entrada será gratuita. 

O Samba das Marias celebra a fé e a ancestralidade em sua 3ª edição no Subúrbio. O local será novamente palco de uma grande celebração da música e da fé. No dia 8 de novembro, a partir das 16h, o Samba das Marias realiza sua 3ª edição, no Clube de Periperi Hall.

Fábio Jr. retornará a Concha Acústica do TCA ( Teatro Castro Alves) no dia 9 de  novembro com a turnê  "Bem mais que os meus 20 e poucos anos". O show promete  emocionar o público ao reunir grandes sucessos que marcaram gerações e consagraram Fábio Jr. como um dos nomes mais queridos e importantes da música brasileira.

Leia também: Luana Piovani expõe suposta agressão de Dado Dolabella à namorada

Leia também: Rafaela Justus reage a comentários negativos: 'Tenho uma cabeça muito boa'

Leia também: 'Fala, Dani': TV Aratu estreia novo programa com Daniela Mazzei

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.