Guerreiro sobre show de Gil em prol do Teatro Gamboa: 'Talvez resolva o problema'
Cantor e compositor soteropolitano Gilberto Gil realiza show intimista em prol do Teatro Gamboa na noite desta segunda-feira (22)
Por Juana Castro.
"A participação de Gil, sem dúvida, vai contribuir muito e, talvez, resolva de uma vez por toda o problema", disse Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), sobre a situação do Teatro Gamboa, em Salvador. Ele é um dos convidados do show intimista do cantor e compositor baiano Gilberto Gil no espaço, na noite desta segunda-feira (22), que tem como objetivo angariar recursos em prol da campanha "Fica Gamboa".
Segundo Guerreiro, estar no Teatro Gamboa é sempre algo que o emociona, pois começou a carreira ali, há quase 50 anos. "A minha história no teatro se confunde com a história do Gamboa. [...] É um espaço que tem que continuar", falou.
Em seguida, enalteceu o papel de Gil para a campanha: "Esse artista generoso que tem uma relação direta com a cultura da cidade, fazendo uma ação que, com certeza, vai repercutir pra toda a classe artística de Salvador.”

Também presente no evento, a atriz Edvana Carvalho afirmou que o Gamboa é uma casa que promove arte e cultura para a população da cidade de Salvador, "de um preço inestimável". Para ela, "o Gamboa é, historicamente, um teatro de libertação, junto com o Vila Velha, e fazer tudo isso ouvindo o mestre Gilberto Gil, a alma de tudo isso", é motivo de celebração.

Show e doações em prol do Gamboa
Com capacidade para 60 pessoas, a apresentação terá caráter solidário: cada convidado será estimulado a fazer uma doação especial para ajudar o teatro a alcançar a meta da campanha. A meta é arrecadar R$ 500 mil para garantir a continuidade das atividades do espaço e viabilizar reformas estruturais.
O público geral também pode doar qualquer valor para a campanha, através da chave pix: (71) 9 8631-3925.
Antes de Gil subir ao palco, apresentaram-se os netos dele, Flor Gil e Bento. Depois, no repertório voz e violão do artista octagenário, músicas como "Soy Loco Por Ti, América", "Ladeira da Preguiça", "Drão" e "Tempo Rei", que inclusive dá o nome da sua "última turnê".


Campanha 'Fica, Gamboa' busca manter teatro histórico
Com 51 anos de história, o Teatro Gamboa é um dos principais espaços culturais de Salvador. A casa, que abriga artistas consagrados e novos talentos, foi colocada à venda, e a Associação Teatro Gamboa — organização sem fins lucrativos formada por artistas e produtores — lançou a campanha “Fica Gamboa” para arrecadar fundos para a compra do imóvel.
As doações podem ser feitas pelo link catarse.me/ficagamboa. A meta é reunir R$ 500 mil para a aquisição e reforma do espaço. O teatro oferece pauta gratuita para artistas, apoio técnico, assessoria de imprensa, criação gráfica e repassa 100% da bilheteria para as produções. O funcionamento é viabilizado com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia por meio do Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais.
Reconhecido como espaço democrático, o Gamboa já foi o primeiro palco de artistas como Zizi Possi e Luedji Luna, reafirmando seu papel fundamental na cena cultural baiana.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).