Gilberto Gil volta aos palcos com homenagem a Preta Gil: 'Tenho cantado para ela'
Quase um mês após a morte de Preta Gil, Gilberto Gil voltou aos palcos em um evento fechado em São Paulo
Por Bruna Castelo Branco.
Quase um mês após a morte de Preta Gil, Gilberto Gil voltou aos palcos em um evento fechado no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Na apresentação, o cantor emocionou o público ao dedicar a canção Drão, composta originalmente para Sandra Gadelha, mãe de Preta, à filha.
+ Gilberto Gil presta homenagem a Preta Gil: ‘Orgulho de você, filha’
+ Flora Gil e Caetano lamentam morte de Preta: 'Choro desde que soube'
“Todas as vezes que tenho cantado essa música ultimamente, tenho cantado para ela. Nesses últimos anos, sempre para ela. Uma das meninas lá de casa, nossa querida Preta. Essa música foi feita para mãe dela”, declarou Gil no palco.
O vídeo da homenagem foi publicado no perfil oficial do artista no Instagram, na noite de domingo (17). Veja:
Gilberto Gil volta aos palcos com homenagem a Preta Gil: 'Tenho cantado para ela' pic.twitter.com/BsrXvWJp1X
— Aratu On (@aratuonline) August 18, 2025
Após adiar a turnê Tempo Rei devido ao falecimento da filha, o músico informou, em julho, que os shows serão retomados a partir do início de setembro. “Em 2025, nós vamos celebrar o legado histórico de Gilberto Gil em uma turnê que transcende o nosso tempo”, diz a publicação na rede social.
+ Médica de Preta Gil relata apoio de Ivete Sangalo e últimos momentos da cantora
Último pedido de Preta Gil
Gilberto Gil falou pela primeira vez sobre a perda da filha em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, no dia 10 de agosto. Na ocasião, revelou reflexões e o último pedido feito por Preta antes da morte.
“Essa luta dela pela vida nos comovia e nos chamava à responsabilidade. O câncer é uma doença dura, pesada. Ela foi para lá para lutar, e isso também nos pertencia”, afirmou.
+ Gilberto Gil fala sobre luto por Preta: 'A lembrança dela vai ficar conosco'
+ Relembre emoção de Preta Gil em último show com Gilberto Gil em Salvador
Segundo o cantor, a filha manifestou o desejo de ser cremada e de ter as cinzas divididas entre familiares e amigos. “Tem gente que quer fazer joia, outros querem guardar um pouco, jogar nos jardins ou no mar”, contou.
Um dos pedidos de Preta foi para que o pai seguisse sua trajetória nos palcos. “Ela dizia: ‘Vai cantar, vai pai!’. Então, voltar aos palcos é também respeitar esse lado profundo da personalidade dela”, disse Gil, acrescentando que poderá realizar homenagens em memória da filha durante as apresentações.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).