Gilberto Gil fala sobre luto por Preta: 'A lembrança dela vai ficar conosco'
O cantor Gilberto Gil comentou, na segunda-feira (28), o luto que enfrenta após a morte da filha, Preta Gil
Por Bruna Castelo Branco.
O cantor e compositor Gilberto Gil comentou, na segunda-feira (28), o luto que enfrenta após a morte da filha, Preta Gil. A declaração foi feita durante a missa de sétimo dia da artista, realizada no Rio de Janeiro. Em entrevista à imprensa, Gil afirmou que, apesar da dor, a despedida já era esperada pela família e pessoas próximas.
+ Gilberto Gil presta homenagem a Preta Gil: ‘Orgulho de você, filha’
+ Flora Gil e Caetano lamentam morte de Preta: 'Choro desde que soube'
“A lembrança dela vai ficar permanentemente conosco”, disse o artista, emocionado. Ele relatou que a filha passou por um processo longo de aceitação da própria partida, vivida com lucidez e amor. “Todos sabem, no país inteiro, que a Preta passou por um longo período de adaptação à partida, ao processo todo de ir embora”, afirmou. Veja o vídeo:
Gilberto Gil fala sobre luto por Preta: 'A lembrança dela vai ficar conosco' pic.twitter.com/7C0Uc9aOqx
— Aratu On (@aratuonline) July 29, 2025
Segundo Gil, o entendimento da gravidade da doença foi acontecendo de forma gradual. “A ficha para nós todos, e para ela especialmente, foi caindo aos poucos. Foram dois anos [do tratamento contra o câncer no intestino]. A partida dela contribuiu para sermos mais amorosos e afetivos”, completou.
+ Relembre emoção de Preta Gil em último show com Gilberto Gil em Salvador
+ Preta Gil escolheu músicas para tocar no próprio velório; veja playlist
O cantor revelou ainda que chegou a conversar com a filha sobre a possibilidade de se despedir. “Antes, eu disse a ela que, se não se sentisse forte o suficiente para continuar lutando contra o câncer, que partisse”.
A morte de Preta Gil
Preta Maria Gadelha Gil Moreira, conhecida como Preta Gil, morreu no dia 20 de julho de 2025, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa.
Filha de Gilberto Gil e afilhada de Gal Costa, Preta nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Cantora, compositora, atriz e empresária, ela construiu uma carreira marcada pela irreverência e pela defesa de causas sociais, especialmente ligadas à diversidade e à autoestima.
+ De braços dados: Gil e Drão chegam a velório da filha Preta Gil; vídeo
+ Ex-BBB critica Preta Gil e questiona fortuna da cantora: 'Fez p* nenhuma'
Preta deixa um filho, Francisco, de 28 anos, e uma neta, Sol de Maria, de 7.
A artista foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023. Após passar por cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia no Brasil, seguiu para os Estados Unidos, onde deu início a um tratamento oncológico experimental. Em um primeiro momento, chegou a anunciar a remissão da doença. No entanto, em agosto de 2024, revelou que o câncer havia retornado e se espalhado para outras partes do corpo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).