Filho de Milton Nascimento revela estado de saúde do pai
Filho de Milton Nascimento, Augusto Nascimento, revela o dia a dia ao lado do pai e afirma que a alimentação tem sido o maior desafio da nova fase
Por Laraelen Oliveira.
O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, enfrenta um momento delicado desde que foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, uma doença neurodegenerativa progressiva que compromete a memória, linguagem e mobilidade. De acordo com o filho, Augusto Kesrouani Nascimento, advogado e empresário, a rotina do artista tem sido marcada por “diálogos silenciosos”, poucas visitas e acompanhamento médico constante.
Em casa, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, Milton recebe cuidados de uma equipe de enfermagem em tempo integral. As limitações impostas pela doença exigem atenção redobrada, sobretudo com a alimentação, que hoje é o maior desafio. Em junho, ele chegou a ser internado por desidratação, após apresentar dificuldades para se alimentar e ingerir líquidos.
Augusto Nascimento fala sobre o pai
“Nossos diálogos são, na maioria das vezes, silenciosos ou confusos. Meu pai tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar”, contou Augusto nas redes sociais. “As ligações constantes quando eu viajava a trabalho não acontecem mais, nem a curiosidade por novidades ou a ansiedade pela minha chegada em casa quando ele sempre me esperava com uma camiseta estampada com a nossa foto.”
Apesar dos desafios, pequenos gestos de carinho ainda resistem ao avanço da doença. “Às vezes, enquanto assistimos televisão juntos, ele segura a minha mão em silêncio. Também é comum que ele só aceite se alimentar quando estou ao seu lado, incentivando”, relatou.
A demência por corpos de Lewy é a mesma condição que afetou o ator Robin Williams. Seus sintomas incluem lapsos de memória, desorientação, flutuações de atenção, alucinações visuais e rigidez muscular. Segundo Augusto, os primeiros sinais começaram no fim de 2024, quando percebeu o pai mais esquecido, repetitivo e com o olhar distante.
Mesmo com as limitações, a relação entre pai e filho permanece forte. Em maio, antes do agravamento do quadro, eles embarcaram juntos em uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos, percorrendo cerca de 4 mil quilômetros. “Eu dirigia com ele ao meu lado, escolhendo as músicas. No fundo, sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos”, lembrou Augusto.
Hoje, as visitas à casa do cantor são restritas. Amigos próximos, como Márcio Borges, parceiro de Milton no Clube da Esquina, ainda mantêm contato, embora o artista já não consiga sustentar conversas longas. “Tem sido uma batalha diária, uma dor profunda e um vazio enorme no peito, porque, de certa forma, o meu melhor amigo está me deixando aos poucos”, desabafou.
Mesmo diante da realidade difícil, Augusto afirma que seu foco é proporcionar conforto, dignidade e afeto ao pai. “Tento retribuir todo o amor, cuidado e carinho que ele sempre me deu, garantindo que tenha a dignidade que merece neste momento”, escreveu. Cercado por música, memórias e amor, Milton Nascimento segue enfrentando essa fase com o apoio incondicional do filho.
Leia também: Tiago Leifert no The Voice Brasil no SBT: a cara do programa
Leia também: Kart Love relança 'Vai Lembrar' com Pablo em novo DVD
Leia também: Rafaela Bianchi: quem era ex de jogadora da Seleção morta em acidente
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).