Festival promove oficinas e celebra expressões culturais da Bahia

Festival promove oficinas e celebra expressões culturais da Bahia

Por Da Redação.

Festival promove oficinas e celebra expressões culturais da Bahiadivulgação

Nos próximos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, das 11h às 19h, no Passeio Público - Campo Grande, a pluralidade artística e cultural da Bahia se unem no Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos.

Conectando empresários, artistas, governantes e estudantes, a ação abraça 18 cidades interligadas pela Baía de Todos-os-Santos (Aratuípe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas das Margaridas, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz), ampliando a relação entre o público de Salvador e o espaço que o cerca, memorando as belezas naturais da baía, a pluralidade da produção cultural e a sabedoria popular da região.

A intenção do Festival é celebrar toda força e beleza da cultura local, ao mesmo tempo trazer um debate sobre as oportunidades e desafios para impulsionar o turismo sustentável na baía. Para isso, constrói-se um ambiente lúdico e atraente, dividido em diferentes agendas. Entre elas, a Agenda Cultural, um caldeirão interativo com shows, estandes, oficinas práticas e cozinha demonstrativa para entreter o público e promover os saberes e fazeres típicos de cada região.

A programação se divide nas seguintes áreas de convivência: Núcleo de Conhecimento, local onde serão apresentados cases de sucesso e discutido práticas e inovações para a atividade turística; Tenda Manifestações, espaço destinado para a participação dos Grupos Produtivos de Manifestação Cultural; Cozinha BTS, ambiente reservado à apresentação de receitas dos grupos produtivos ligados a gastronomia; Quiosque Vivências, espaço dirigido às oficinas de percussão, trançados de cabelo afro e variadas manifestações culturais; e a Área de Alimentação, com a presença de food trucks e comidas regionais.

A  Baía de Todos-os-Santos reúne em seu entorno um dos maiores patrimônios naturais e histórico-culturais do país, que foram  cultivados através de séculos de miscigenação entre índios, negros e portugueses.  Todo esse conjunto de riqueza possui um valor inestimável para a atividade turística e o Festival tem o objetivo de dar visibilidade e aproximar essa cultura da população"(Carol Chagas, Coordenadora Metodológica da GKS/Daventura, organizadora do Festival). 

O Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos é uma realização do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo – SETUR e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo Bahia (PRODETUR), com realização do consórcio empresarial GKS/DAVENTURA.

LEIA MAIS: Senadores mudam cálculo da aposentadoria previsto na reforma da Previdência; saiba mais

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.