Família de Preta Gil decide o que fazer com cinzas da cantora
Preta Gil faleceu em 20 de julho, aos 50 anos, em Nova York
Por Bruna Castelo Branco.
A família de Preta Gil optou por dividir as cinzas da cantora entre amigos e parentes próximos. A artista faleceu em 20 de julho, aos 50 anos, em Nova York, onde realizava um tratamento experimental contra um câncer no intestino.
Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a decisão foi pensada como uma forma de manter a presença simbólica da cantora em diferentes espaços e nas vidas das pessoas com quem ela cultivou laços afetivos. Cada porção das cinzas poderá ser guardada ou ter um destino simbólico definido por quem a receber.
+ Gilberto Gil presta homenagem a Preta Gil: ‘Orgulho de você, filha’
+ Flora Gil e Caetano lamentam morte de Preta: 'Choro desde que soube'
Para que o corpo pudesse ser trasladado dos Estados Unidos ao Brasil, foi necessário um processo de embalsamamento. O velório ocorreu em 25 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e foi aberto ao público, reunindo fãs, amigos e personalidades. Após a cerimônia, Preta Gil foi cremada em uma cerimônia reservada no Cemitério e Crematório da Penitência, na Zona Portuária do Rio.
A decisão da família repercutiu nas redes sociais e gerou diferentes reações. “Também quero ser cremada. Uma simbologia e tanto. Que família iluminada”, escreveu Simone Almeida. Para Tatá Dias, “a decisão de cremar ou sepultar o corpo é uma questão de escolha pessoal, não uma questão de fé”. Já Gabi Martins criticou: “Que coisa mórbida”.
+ Gilberto Gil fala sobre luto por Preta: 'A lembrança dela vai ficar conosco'
+ Relembre emoção de Preta Gil em último show com Gilberto Gil em Salvador
Câncer e tratamento de Preta Gil nos Estados Unidos
Preta foi diagnosticada com câncer no intestino no início de 2023. Apesar do tratamento inicial, a doença retornou em agosto de 2024. Na autobiografia "Os Primeiros 50", a cantora narrou como descobriu o tumor maligno no reto e relatou as etapas iniciais de sua luta contra a doença.
Em dezembro do ano passado, ela passou por uma longa cirurgia, de quase 20 horas, para a retirada de novos tumores. O procedimento - realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo - tornou-se necessário após a equipe médica constatar que a quimioterapia realizada anteriormente não teve o resultado esperado. Diante disso, Preta Gil partiu para um novo tratamento nos EUA.
O tratamento em questão utilizava uma medicação experimental e exigia deslocamentos de cerca de 400 quilômetros entre Nova York e Washington, onde fica o centro médico especializado. Segundo informações da Coluna Entretê, Preta estava hospedada em um apartamento na cidade nova-iorquina, cedido pelo publicitário Nizan Guanaes e pela diretora Donatela Meirelles.
Durante a estadia nos Estados Unidos, Preta recebeu o apoio de familiares e amigos do meio artístico. Entre os que já estiveram com ela em Nova York estão a madrasta Flora Gil, a irmã Bela Gil, a sobrinha Flor Gil, além de nomes como a atriz Claudia Raia, o executivo de TV Boni, a apresentadora Sabrina Sato, o ator Nicolas Prattes e a cantora Ivete Sangalo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).