'Dúdú e o Lápis Cor da Pele' é exibido no Cineclube Augusto Omolu, em Salvador, nesta segunda (8)

Em 2019, o curta foi premiado como melhor curta metragem no London ArtHouse Film Festival (LAHFF)

Por Da redação.

'Dúdú e o Lápis Cor da Pele' é exibido no Cineclube Augusto Omolu, em Salvador, nesta segunda (8)Divulgação

A terceira sessão do cineclube Augusto Omolu será dedicada às crianças e pré-adolescentes, e exibirá o curta-metragem "Dúdú e o Lápis Cor da Pele" nesta segunda-feira (8/7), às 15h30. A sessão é aberta ao público, com entrada gratuita.

O filme é uma produção da Take a Take Films e tem direção de Miguel Rodrigues, ex-diretor que participou de sucessos como "Kubanacan", "Senhora do Destino", "Cobras e Lagartos", "Duas Caras" e "Na Forma da Lei", série indicada ao Emmy Internacional.

"Dúdú e o Lápis Cor da Pele" já acumula mais de 1,3 milhões de visualizações no YouTube, e tem sido utilizado em mostras de cinema e como material didático em escolas. Em 2019, o curta foi premiado como melhor curta-metragem no London ArtHouse Film Festival (LAHFF) e, em 2020, foi disponibilizado nas plataformas da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O filme aborda temas como identidade, valorização da cultura e da raça por meio de uma narrativa emocional.

SINOPSE

Dúdú é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, a professora dele, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dúdú uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança, ele passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar esses questionamentos.

O Cineclube Augusto Omolu conta com a direção-geral de Bira Carvalho, arte-educador, um dos coordenadores da ong, e irmão de Augusto Omolu. A produção e curadoria é de Carollini Assis, produtora e roteirista, e Valber Carvalho, cineclubista, educador e produtor do Projeto Redes Cineclubista nas Escolas. A apresentação é de Gleciara Ramos, artista plástica, educadora, cineclubista, foi presidente da União de Cineclubes e criadora do Box pela Diversidade.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.