Daniela Mercury fica fora do Festival Virada Salvador pelo 2º ano; equipe se pronuncia

'Pôr do Som', projeto de Daniela Mercury, ficou de fora da programação do Festival Virada Salvador pelo segundo ano cosecutivo

Por Juana Castro.

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Virada Salvador - cuja grade foi divulgada nesta quinta-feira (18), pela Prefeitura - não contará com o "Pôr do Som". O projeto foi criado por Daniela Mercury e é realizado há 25 anos no dia 1º de janeiro. 

A ausência repete o impasse de 2024. No ano passado, a apresentação deixou de integrar a grade oficial da festa promovida pela Prefeitura, mas ocorreu de forma independente no Farol da Barra, com apoio do Governo da Bahia.

Daniela Mercury ficou de fora do Festival Virada Salvador | Foto: Celia Santos/Divulgação

Assim, em 2025, o Festival Virada Salvador será realizado entre 27 e 31 de dezembro, sem shows no primeiro dia do ano. Com a repercussão da ausência de Daniela, a equipe da cantora enviou um comunicado à imprensa no início da tarde desta quinta-feira (18).

O texto é assinado pela empresária e esposa de Daniela, Malu Verçosa, que inicia destacando que a imprensa as procurou "incessantemente" neste dia. Por isso, aproveitou a oportunidade para "colocar luz" sobre um fato que considera de "importância ainda maior" para Salvador, a Bahia e "nossa história como povo": os 40 anos de carreira de Graça Onasilê, do Bloco Ilê Aiyê. O marco será celebrado no dia 1º de outubro, no Palacete Tira Chapéu.

Em seguida, Verçosa fala sobre "tradição" para citar o "Por do Som". Ao final, diz que, mais uma vez, estão "captando e lutando" para fazer o evento acontecer com uma produção ainda maior do que a última edição. "Espero que tenhamos êxito e a cidade continue celebrando a arte e a nossa música na frente de um dos patrimônios históricos mais importantes do Brasil, que é o Farol da Barra."

Confira abaixo a íntegra do comunicado:

"Hoje, a imprensa nos procurou incessantemente para comentarmos sobre a realização ou não do Pôr do Som depois que a prefeitura de Salvador anunciou o Festival da Virada na Arena ‘O Canto da Cidade’ sem que o evento, que já é tradição da cidade de há 25 anos, esteja na grade de shows. 

Eu queria aproveitar essa atenção da mídia com a artista Daniela Mercury para colocar luz sobre um fato de importância ainda maior para a nossa cidade, para nosso estado e para nossa história como povo. Dia 1º de outubro, uma das mais grandiosas vozes da nossa música completa 40 anos de carreira. Graça Onasilê, do Bloco Ilê Aiyê, é a voz feminina mais marcante dos blocos afro da Bahia. É uma referência para Daniela Mercury e deve ser também para toda nova geração de artistas da cidade. Mas ela é invisibilizada pela falta reconhecimento e exaltação à força ancestral que ela carrega e deixa de legado. A Bahia só é o que é por causa de figuras raras e especiais como Graça. É por causa dela que existe Axé Músic, que existe Daniela Mercury e que existe o Carnaval da Bahia. Então, a gente aproveita essa atenção da mídia para chamar a atenção para esse fato maravilhoso e solicitar a cobertura da imprensa no evento de celebração dos 40 anos de carreira de Graça Onasilê, que vai ser realizado no Palacete Tira Chapéu, às 20h, do dia 1º de outubro, em Salvador.

Dito isso - assim como Graça - reforçamos que o Pôr do Som tem uma das coisas mais importantes na construção da cultura de um povo: tradição. São 25 anos de história. Um quarto de século de reforço da nossa arte, da nossa cultura e do nosso amor pela cidade da Bahia. Um evento que coloca Daniela Mercury como precursora em mais um fato cultural da cidade: o da criação de festivais. O Pôr do Som foi o primeiro festival da Bahia. Com Daniela comandando e idealizando 4 horas de espetáculo, que reuniram ao longo das décadas uma diversidade de gêneros como MPB, rock e homenagens a Dorival Caymmi e Chico Buarque. Além de exaltação a outras artes como a dança da Bahia, com a presença do Balé Folclórico e outras expressões artísticas da cidade — sempre dando espaço a quem não consegue destaque na mídia de uma forma geral. Um evento que reúne uma multidão, faz coro em todas as canções e eleva a energia para começar o ano novo.

O Pôr do Som é uma benção de ano novo, é um banho de folhas, é um xirê dos orixás que abençoam essa cidade e seu povo. É um evento que coloca a cidade de Salvador e a Bahia no centro das atenções e reforça o título de cidade da música, que Salvador ganhou da Unesco. Mais uma vez, estamos captando e lutando para fazer acontecer o Pôr do Som com uma produção ainda mais grandiosa do que a última edição. Espero que tenhamos êxito e a cidade continue celebrando a arte e a nossa música na frente de um dos patrimônios históricos mais importantes do Brasil, que é o Farol da Barra.

Solicito a gentileza de usar a nota apenas na íntegra,
Malu Verçosa Mercury, empresária de Daniela Mercury.”

Isaac Edington diz que ainda 'não há diálogo' sobre 'Pôr do Som'

A programação oficial do Festival Virada Salvador 2026 foi divulgada durante coletiva de imprensa no Hotel Wish, no Campo Grande. Na ocasião, a jornalistas, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, explicou que a decisão de encerrar a festa antes do réveillon foi uma escolha “técnica e turística”, com a justificativa de que moradores e visitantes tenham o dia 1º livre. Ele destacou ainda que Daniela poderá realizar o projeto “com outros parceiros”.

“O 'Pôr do Som' de Daniela Mercury era um evento que a prefeitura sempre apoiou desde a primeira edição. No ano passado, por uma decisão da própria artista, ela resolveu fazer o evento em outro lugar e com outros parceiros. Eu acredito que deva acontecer isso [neste ano].", disse Edington a jornalistas durante o anúncio da programação. "Certamente, se for feito, será um sucesso. Ela é uma grande artista e a prefeitura está aberta a esse diálogo”, completou.

“Quanto ao 'Pôr do Som', no momento, a gente não tem diálogo nenhum. O nosso entendimento é que o dia 31, de um tempo pra cá, ficou melhor para que as pessoas possam descansar. O réveillon termina pela manhã e as pessoas ainda podem circular pela cidade do que já voltar para trabalhar no dia 1º", acrescentou Isaac Edington.

Cabe ressaltar que o espaço onde é realizado o festival, na orla da Boca do Rio, em Salvador, foi rebatizado como 'O Canto da Cidade', em homenagem à Daniela Mercury. Antes, levava o nome da artista, mas precisou ser alterado por orientação do Ministério Público (MP-BA). Conforme o órgão, é proibido homenagens para pessoas ainda em vida - decisão essa que consta na Constituição Estadual da Bahia, em seu artigo 21, e a Lei Federal n° 6.454/1977.

Festival Virada Salvador 2026

O Festival Virada Salvador será realizado entre os dias 27 e 31 de dezembro, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. Este ano, Ivete Sangalo volta a fazer a contagem regressiva para o ano novo. De 2024 para 2025, esse papel foi de Léo Santana.

Ivete Sangalo puxará contagem regressiva para 2026 | Foto: reprodução/redes sociaises Sociais

Além de Ivete, entre as atrações confirmadas estão Léo Santana, Wesley Safadão, Simone Mendes, Xand Avião, Claudia Leitte, Bell Marques, Durval Lelys, Jorge e Mateus, Alok, Timbalada e Olodum. O cantor Edson Gomes, que também está na grade do Lollapalooza 2026, integra a lista.

A presença de Jorge e Mateus já havia sido confirmada pelo prefeito Bruno Reis (União) em agosto deste ano. Os sertanejos, que já participaram da edição de 2025 do evento, voltarão ao palco principal no próximo réveillon.

Veja a programação:

  • 27/12: Léo Foguete, Léo Santana, Parangolé, Wesley Safadão, Xand Avião.
  • 28/12: Claudia Leitte, Edson Gomes, Pablo, Simone Mendes, Tony Salles.
  • 29/12: Durval Lelys, Matheus e Kauan, Nattan, Natanzinho Lima e Psirico.
  • 30/12: Alok, Bell Marques, Belo, Felipe Amorim e Olodum.
  • 31/12: Ivete Sangalo (contagem regressiva), Jorge e Mateus, Manu Bahtidão, Mari Fernandes, Timbalada, Xanddy Harmonia.

Na última edição, realizada também entre 27 e 31 de dezembro, mais de 758 mil pessoas participaram do festival. Segundo a prefeitura, os mais de 50 shows movimentaram cerca de R$ 400 milhões na economia local. Ainda de acordo com a Saltur, os ambulantes tiveram faturamento médio de R$ 1,4 mil por dia, estabelecendo recorde de arrecadação.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.