Brasileiros 'atacam' Critics Choice após prêmio não ser entregue no palco: 'Bizarrice'

O filme O Agente Secreto, longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, venceu o Critics Choice Awards 2026

Por Bruna Castelo Branco.

O filme O Agente Secreto, longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, venceu o Critics Choice Awards 2026 na categoria Melhor Filme Internacional. Mas, a forma como o prêmio foi anunciado gerou constrangimento e uma enxurrada de críticas nas redes sociais.

'O Agente Secreto' entra na lista de filmes favoritos de Obama em 2025

Wagner Moura tem mais de 91% de chances de ganhar o Oscar 2026; veja lista

O filme O Agente Secreto, longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, venceu o Critics Choice Awards 2026. | Foto: Divulgação

Diferentemente do padrão adotado pela premiação, considerada uma das mais relevantes da crítica norte-americana, a vitória não foi anunciada durante a cerimônia. O resultado foi comunicado no tapete vermelho, enquanto o diretor concedia entrevista ao lado da produtora Emilie Lesclaux. Veja como foi:

Surpreendido pela informação, Kleber Mendonça Filho demonstrou confusão ao ser informado da vitória pela entrevistadora. O cineasta não teve a oportunidade de subir ao palco para discursar ou agradecer oficialmente pelo prêmio, momento tradicionalmente associado ao reconhecimento artístico e à projeção internacional da obra vencedora.

O episódio causou estranhamento sobretudo pela comparação com a edição anterior do Critics Choice Awards. No ano passado, o filme Emilia Pérez venceu a mesma categoria, com anúncio feito ao vivo, direito a discurso e destaque na transmissão oficial.

Wagner Moura entra em lista dos melhores atores de 2025 do New York Times

O resultado foi comunicado no tapete vermelho, enquanto o diretor concedia entrevista ao lado da produtora Emilie Lesclaux. | Foto: Redes Sociais/E!

Reação nas redes sociais

Nas redes sociais, a atitude da premiação foi encarada como desrespeitosa e xenofóbica. Uma internauta escreveu: "Gente, que BIZARRICE essa entrega de prêmio do Critics Choice Awards para O Agente Secreto, a entrevistadora não deixou nem o Kleber falar! Lembrando que, ano passado, a categoria passou na premiação principal e o prêmio foi para Emília Perez (em cima de Ainda Estou Aqui)".

"Uma repórter do Critics Choice Award diz para o Kleber Mendonça Filho que 'O Agente Secreto' levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, dá o troféu para ele do lado de fora da cerimônia e ele nem sabe o que fazer. Que coisa desrespeitosa e constrangedora", publicou outro.

"Desrespeito absoluto, algo sem sentido, deselegante! Brasil já está lá dando um apavoro nas páginas da premiação! Já deixei minha contribuição! Kleber não merecia isso!", disse uma usuária do X (antigo Twitter). "Eu acho que [no ano passado] foi televisionado porque Emília Perez tinha um elenco estadunidense bem famoso", publicou mais uma internauta.

O perfil do Instagram da premiação também foi "invadido" por brasileiros, que pediram respostas sobre a escolha do evento em entregar o prêmio fora do palco principal. Veja:

O perfil do Instagram da premiação também foi invadido por brasileiros, que pediram respostas sobre a escolha do evento em entregar o prêmio fora do palco principal. | Foto: Redes Sociais

Resposta de Wagner Moura

Após a situação, Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho subiram no palco para apresentar o prêmio da principal categoria da noite, a de "Melhor Filme".

Ao anunciar a produção vencedora, Kleber Mendonça Filho afirmou que era “uma honra” apresentar o prêmio. Em seguida, Wagner fez uma brincadeira, encarada por muitos como uma alfinetada: “Ou, como chamamos no Brasil, Melhor Filme Estrangeiro”. Veja:

Wagner Moura concorreu em duas categorias na premiação. Ele disputou o prêmio de Melhor Ator pelo papel em O Agente Secreto e também o de Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada por Ladrões de Drogas. O prêmio de Melhor Ator ficou com Timothée Chalamet, por Marty Supreme, enquanto o de Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada foi concedido a Owen Cooper, por Adolescência.

Após a situação, Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho subiram no palco para apresentar o prêmio da principal categoria da noite. | Foto: Redes Sociais

O prêmio de melhor filme, apresentado por Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho, foi concedido a Uma Batalha Após a Outra.

Campanha vitoriosa de 'O Agente Secreto'

O Agente Secreto foi indicado a Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro. É a primeira produção brasileira a concorrer nessa categoria. A premiação, que reúne cinema e televisão, será realizada em 11 de janeiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O longa também recebeu indicações a Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator.

A produção já havia acumulado destaque internacional. Em maio, O Agente Secreto venceu os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor no Festival de Cannes. Wagner Moura também foi reconhecido no Newport Beach Film Festival e eleito Melhor Ator pelo New York Film Critics Circle Awards, premiação na qual o longa foi escolhido Melhor Filme Internacional. O ator ainda recebeu indicação ao Critics Choice Awards, onde o filme disputa novamente a categoria de Melhor Filme Internacional. A obra é apontada como possível concorrente ao Oscar 2026.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.