Brasil fica sem prêmios no Bafta, considerado o 'Oscar britânico'
Além de Wagner Moura e O Agente Secreto, o documentário Apocalipse Nos Trópicos e diretor de fotografia Adolpho Veloso concorriam a estatuetas no Bafta
Por Juana Castro.
Indicado a cinco categorias no Oscar, o Brasil saiu sem estatuetas do BAFTA 2026, premiação de cinema realizada neste domingo (22), em Londres, no Reino Unido. Conhecido como o "Oscar britânico", o evento contou com representantes brasileiros em quatro categorias, incluindo o ator baiano Wagner Moura, que concorria como Melhor Ator por seu desempenho em "O Agente Secreto".

Wagner Moura e 'O Agente Secreto' perdem em duas categorias
Estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa O Agente Secreto disputava as categorias de Roteiro Original e Filme em Língua Não Inglesa, mas não foi contemplado. Moura também concorria como Melhor Ator, porém não levou a estatueta.
Na categoria de Filme em Língua Não Inglesa, o vencedor foi “Valor Sentimental”. Já em Roteiro Original, o prêmio ficou com “Pecadores”.
Brasil também perde em Documentário e Fotografia
A diretora Petra Costa concorreu com o documentário "Apocalipse dos Trópicos", mas o troféu foi para “Mr. Nobody Against Putin”.
Na categoria de Fotografia, o brasileiro Adolpho Veloso disputava com o filme “Sonhos de Trem”, produção estadunidense, mas o prêmio foi concedido a “Uma Batalha Após a Outra”.
Expectativa agora é o Oscar
Apesar do resultado no Bafta, o Brasil mantém expectativa para o Oscar, marcado para 15 de março. O Agente Secreto está indicado em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura.
No ano passado, o filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, concorreu ao Bafta de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e perdeu para “Emilia Perez”, mas acabou conquistando o Oscar, principal premiação do cinema mundial.

Indicados e vencedores nas categorias com brasileiros no Bafta 2026
Filme em Língua Não Inglesa
- “Foi Apenas Um Acidente”
- “O Agente Secreto”
- “Valor Sentimental” – VENCEDOR
- “Sirât”
- “A Voz de Hind Rajab”
Roteiro Original
- “I Swear”
- “Marty Supreme”
- “O Agente Secreto”
- “Valor Sentimental”
- “Pecadores” – VENCEDOR
Documentário
- “2,000 Meters to Andriivka”
- “Apocalipse nos Trópicos”
- “Cover-Up”
- “Mr. Nobody Against Putin” – VENCEDOR
- “The Perfect Neighbor”
Fotografia
- “Frankenstein”
- “Marty Supreme”
- “Uma Batalha Após a Outra” – VENCEDOR
- “Pecadores”
- “Sonhos de Trem”
Wagner Moura e 'O Agente Secreto' são indicados ao Oscar 2026; veja lista
Apesar de sair "de mãos vazias" do Bafta, o Brasil é destaque no cenário internacional com diversas indicações e premiações, encabeçadas por Wagner Moura e o filme O Agente Secreto. Depois de Cannes, Globo de Ouro, entre outros, o ator e o longa-metragem receberam quatro indicações ao Oscar 2026 - "Melhor Ator", "Melhor Filme", "Melhor Elenco" e "Melhor Filme Estrangeiro", categoria vencida por Ainda Estou Aqui em 2025.
Além de O Agente Secreto, o brasileiro Adolpho Veloso, diretor de fotografia de Sonhos de Trem, foi indicado, finalizando com cinco indicações para o Brasil este ano.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).