Balé do TCA tem atividades gratuitas no final de outubro; confira
As atividades gratuitas do Balé do TCA acontecem no Xisto Bahia no final de outubro
Por Lucas Pereira.
O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) realiza, no final de outubro, atividades gratuitas e abertas ao público no Espaço Xisto Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador. As chamadas Aulas Abertas acontecem entre os dias 27 e 31 e são ministradas por bailarinos da companhia.

A programação contempla do Balé do TCA inclui uma variedade de modalidades e práticas corporais:
Na segunda-feira (27), a professora Ticiana Garrido conduz uma aula de Pilates;
Na terça (28), Anna Paula Drehmer ministra a aula de Balé Clássico;
Na quarta (29), Dina Tourinho promove uma sessão de Alongamento;
Na quinta (30), o professor Gilmar Sampaio retorna com Balé Clássico;
Na sexta-feira (31), Dina Tourinho repete a aula de Alongamento para o público.
Com 15 vagas por turma, preenchidas por ordem de chegada, as Aulas Abertas são voltadas para pessoas de nível intermediário e avançado em dança. A iniciativa reforça o compromisso do Balé do TCA com a formação continuada e aproximação do público ao trabalho desenvolvido pela companhia ao longo do ano.
O projeto “Dembwa – Mapear o Movimento: tempo, memória e ancestralidade” anunciou também a abertura de inscrições para sua nova Residência Artística em Dança. A iniciativa é voltada para jovens artistas pretos e LGBTQIAPN+ de Salvador, a partir dos 16 anos.
As inscrições acontecem de 20 de outubro a 7 de novembro e devem ser feitas através do formulário disponível no perfil do Instagram: @dembwa_.
E por falar em balé, a baiana Gabriella Assis, de apenas 19 anos, representa resistência, talento e transformação. Negra, nascida em Salvador e com um corpo fora dos padrões tradicionais do balé, ela conquistou uma bolsa de estudos na prestigiada Victoria Academy of Ballet, no Canadá.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).