Após críticas ao SBT, Zezé Di Camargo diz ter sido mal interpretado

O cantor Zezé Di Camargo publicou, na terça-feira (16), um pedido de desculpas à família de Silvio Santos

Por Bruna Castelo Branco.

O cantor Zezé Di Camargo publicou, na terça-feira (16), um pedido de desculpas à família de Silvio Santos após declarações em que afirmou que o SBT estaria “se prostituindo”. Em nota divulgada nas redes sociais, o sertanejo disse que foi “mal interpretado” e afirmou ter usado a expressão em “sentido figurado”, sem intenção ofensiva.

“Sobre o vídeo que publiquei na madrugada de ontem, esclareço que publiquei a expressão ‘prostituindo’ em sentido figurado, sem qualquer intenção ofensiva ou de cunho de gênero. Apesar disso, a expressão foi mal interpretada”, afirmou Zezé.

O cantor Zezé Di Camargo publicou, na terça-feira (16), um pedido de desculpas à família de Silvio Santos. | Foto: Redes Sociais

A declaração inicial ocorreu após o lançamento do SBT News, evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. À época, o cantor criticou a participação das autoridades e direcionou comentários à emissora, atualmente comandada pelas seis filhas e pela viúva de Silvio Santos, morto em agosto do ano passado.

“Em nenhum momento houve a intenção de desrespeitar as mulheres da família Abravanel ou qualquer mulher. Ainda assim, minhas palavras causaram desconforto, e por isso peço desculpas sinceras”, disse o cantor na nota divulgada nesta terça-feira. Veja:

Em nota divulgada nas redes sociais, o sertanejo disse que foi mal interpretado. | Foto: Redes Sociais

No vídeo publicado anteriormente, Zezé chegou a pedir que seu especial de Natal não fosse exibido pelo SBT. “Eu não quero decepcionar as pessoas que pensam diferente. Se puderem fazer um favor para mim, tirem meu especial do ar. A partir do momento em que as pessoas pensam diferente do que o pai [Silvio Santos] pensava, do que grande parte do Brasil pensa, do que eu penso, para mim não faz sentido colocar esse especial no ar. Beijo, amo vocês, amo o SBT, tenho o maior carinho, mas, acho que vocês estão, desculpem, se prostituindo”, afirmou.

O SBT News foi lançado no último dia 11, em cerimônia que reuniu autoridades e personalidades públicas. Além de Lula e Alexandre de Moraes, discursaram no evento o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB). A solenidade ocorreu horas após a retirada do nome de Moraes e de sua esposa da Lei Magnitsky pelos Estados Unidos.

Inicialmente, a emissora manteve o especial de Natal do cantor na programação, previsto para ir ao ar nesta quarta-feira (17), mas posteriormente decidiu não exibir o programa.

Cancelamento de contrato

Após a repercussão do caso, o prefeito de São José do Egito, em Pernambuco, Fredson Brito (Republicanos), anunciou o cancelamento do show de Zezé Di Camargo na Festa de Reis, marcada para 4 de janeiro de 2026. Segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU), o cachê do cantor seria de R$ 500 mil, pagos com recursos federais.

Em nota, o prefeito afirmou que a decisão foi tomada para evitar que o município fosse envolvido em controvérsias. “Não aceito, em hipótese alguma, que São José do Egito seja colocado no centro de polêmicas decorrentes de questões individuais de quem quer que seja — seja artista, profissional liberal ou qualquer pessoa, de qualquer área”, disse Brito. Para substituir o sertanejo, a prefeitura contratou a banda Seu Desejo (Yara Tchê & Alessandro).

Reação do SBT

A presidente do SBT, Daniela Beyruti, divulgou uma carta aberta em resposta às críticas e afirmou que o lançamento do SBT News refletiu a “pluralidade e o respeito a todas as instituições”, com representantes dos Três Poderes.

“Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto”, declarou.

Críticas da primeira-dama

A primeira-dama Janja Lula da Silva também se manifestou sobre o episódio. Em publicação nas redes sociais, ela afirmou que o cantor foi “misógino” e “machista” ao usar o termo “prostituindo” ao se referir às filhas de Silvio Santos.

“Pensamentos e discursos como esse ferem moral e fisicamente mulheres diariamente em nosso país”, escreveu Janja. “Falar que as filhas de Silvio estão ‘prostituindo’ ao convidar e dar voz ao presidente e demais autoridades no evento do SBT News reflete todo o machismo e a misoginia presentes no pensamento e nas ações de homens que seguem desrespeitando a presença de mulheres em espaços de poder, alimentando discursos de ódio contra nós”, afirmou.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.