'Sua vitória é a vitória da democracia', diz Lula a Moraes em evento do SBT News

Em discurso durante lançamento do SBT News, Lula disse a Alexandre de Moraes que vitória dele era "vitória da democracia"

Por Da redação.

Fonte: Paulo Sabbadin, do SBT News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, durante a cerimônia de lançamento do canal SBT News, a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de revogar as sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky.

Lula discursa em evento de lançamento do SBT News

Relembrando que Silvio Santos faria aniversário nesta sexta-feira (12) e Moraes faz no sábado (13), Lula afirmou que Trump "deu de presente pra ele o reconhecimento de que não era justo o presidente de um outro país punir um ministro da Suprema Corte brasileira porque estava cumprindo a Constituição Brasileira".

Segundo Lula, em ligação na última semana, Trump o questionou sobre a revogação das sanções, perguntando se seria bom para o presidente, que teria respondido: "não é bom pra mim, é bom pro Brasil e é bom pra democracia brasileira".

"Não é possível admitir que o presidente de um país possa punir, com as leis dele, autoridades de outro país que estão exercendo a democracia. Portanto, a tua vitória, Alexandre, é a vitória da democracia brasileira", concluiu Lula.

Sanções revogadas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou nesta sexta-feira (12) as sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e à sua esposa, Viviane Barci de Moraes, com base na Lei Magnitsky. A decisão retira o casal da lista de restrições mantida pelo governo norte-americano.

Alexandre de Moraes também participou do lançamento do SBT News | Foto: Lourival Ribeiro/SBT

As sanções haviam sido anunciadas em julho, quando o governo Trump incluiu o ministro do STF alegando, segundo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, que Moraes teria atuado como “juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas brasileiras e americanas. A medida foi interpretada como parte de uma ofensiva alinhada aos interesses do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado.

Em setembro, o governo dos EUA ampliou o escopo das punições e sancionou também Viviane Barci de Moraes. Uma empresa pertencente a ela e aos três filhos do casal foi igualmente incluída na lista.

SBT News

O canal estreia na próxima segunda-feira (15) com a meta de se consolidar como um dos principais produtos multiplataforma do país. A proposta é entregar informação com credibilidade, independência editorial e presença contínua em diferentes telas, como TV aberta, streaming e plataformas digitais.

+ CEO do Grupo Aratu, Ana Coelho encontra presidente Lula no lançamento do SBT News

O evento de lançamento, transmitido ao vivo no canal do SBT News no YouTube, reuniu figuras centrais da política nacional, das mais variadas vertentes políticas: da direita à esquerda. Além do presidente Lula (PT), estavam presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A cerimônia foi conduzida por um time de nomes de referência do jornalismo: Celso Freitas, Marina Demori, Leandro Magalhães, Luara Castilho, Lívia Zanolini, Lúcio Sturm, Roberta Russo, Amanda Klein, Raquel Landim, Ranier Bragon e Basília Rodrigues.

O canal chega às principais operadoras de TV por assinatura - Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175) - e também aos ambientes digitais, incluindo o +SBT, o YouTube (@sbtnews) e canais FAST em plataformas como Samsung, LG, AOC e Roku.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.