Seminário em Salvador incentiva cumprimento da cota de jovens aprendizes
O seminário tem como objetivo conscientizar os gestores das empresas que descumprem a cota de contratação de jovens aprendizes
Por Dinaldo dos Santos.
Empregadores que deveriam ter em seu quadro a cota mínima de jovens aprendizes prevista em lei estão sendo convocadas a participar de evento em Salvador para facilitar o cumprimento da legislação.
No rumo dessa realidade, recentemente, a Petrobras anunciou a abertura de mais de 700 vagas para jovens aprendizes em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. As inscrições, gratuitas, estiveram disponíveis entre os dias 6 e 12 de outubro de 2025 e fizeram parte da nova edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA).
No ano passado, a empresa havia lançado a maior edição do Programa, com número recorde de vagas disponíveis. Foram mais de mil em 13 estados e no Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do Brasil, o que representou aumento superior a 50%, em relação ao oferecido na edição anterior.

Jovens aprendizes: seminário sensibiliza gestores
O Seminário de Sensibilização sobre a Importância da Lei do Jovem Aprendiz como Formação do Indivíduo será realizado no dia 29 de outubro, das 9h às 12h, no auditório da sede do MPT, localizada no Corredor da Vitória, em Salvador.
A iniciativa é da prefeitura de Salvador por meio do Comitê Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil de Salvador (Cicomti) e conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA).
O auditório do MPT deverá reunir representantes de entidades de intermediação de programas de aprendizagem, além das empresas identificadas em ações fiscais como descumpridoras da legislação que garante vagas a jovens de 14 a 24 anos e que estejam estudando para o ingresso de forma legal no mercado de trabalho.

A organização do seminário é de responsabilidade do Cicomti, criado pelo Decreto Municipal nº 29.379/2017 com a finalidade de fortalecer políticas públicas voltadas à erradicação do trabalho infantil e à promoção da aprendizagem profissional.
O seminário tem como objetivo conscientizar os gestores das empresas que descumprem a cota de aprendizagem e facilitar a sua adequação ao regramento legal, evitando multas aplicadas pela auditoria-fiscal do trabalho e ações judiciais que podem ser movidas pelo MPT.
Embora as empresas estejam sendo convidadas individualmente a partir do cadastro das descumpridoras das cotas, gestores de empresas interessados em participar poderão acompanhar o evento sem necessidade de inscrição prévia. Um dos focos principais da iniciativa é fomentar a aprendizagem entre jovens em situação de vulnerabilidade social.
O evento contará com a participação da procuradora do trabalho Luiza Fidalgo e da auditora-fiscal do trabalho Taís Arruti, além de representantes de órgãos que compõem o Cicomti. O comitê é gerido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e reúne diversas instituições comprometidas com a proteção integral de crianças e adolescentes.
Estão confirmadas participações de representantes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet), do Parque Social e do Lar Fabiano de Cristo, dentre outras instituições.
Rede Sarah contrata jovens aprendizes
Em abril deste ano, a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação abriu vagas para o Programa Aprendiz 2025, com contrato de até 24 meses de duração, dando aos participantes a oportunidade de realizar atividades práticas e teóricas supervisionadas.
Em Salvador, tiveram 48 vagas abertas para o programa, destinadas a jovens entre 18 e 21 anos. No caso dos candidatos com deficiência (PCD), não houve limite de idade. Os candidatos precisavam estar matriculados ou ter concluído o ensino médio em escola pública, com o término do curso há no máximo seis meses.
LEIA MAIS: Nova diretoria do Sinapro-Bahia toma posse na abertura do Enapro 2025
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).