Reaplicação da PND 2025 para casos autorizados ocorre nesse domingo
Aplicação regular da Prova Nacional Docente (PND) 2025 foi invalidada em 9 locais
Por Júlia Naomi.
A reaplicação da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) 2025 ocorre neste domingo (30), para participantes que não puderam realizá-la na data regular (26 de outubro), devido a problemas logísticos, e para inscritos de 9 locais onde a aplicação regular foi invalidada devido a irregularidades que poderiam comprometer a segurança da avaliação.

O novo local de prova de prova está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição no Sistema PND. O documento também reúne informações como número de inscrição, data e horário da aplicação, além de indicar se o participante terá atendimento especializado ou tratamento por nome social.
Horários da reaplicação da PND 2025
- No dia da reaplicação da PND, os portões de acesso aos locais de prova ficam abertos entre 12h e 13h, segundo o horário de Brasília.
- A avaliação tem duração 5 horas e 30 minutos, com início às 13h30 e término às 19h.
Documentos
Para acessar a sala da avaliação, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão no dia da prova, pois ele facilita a conferência rápida das orientações.
Locais em que a aplicação regular da PND 2025 foi invalidada
Os participantes registrados nesses locais estão automaticamente incluídos na reaplicação e devem realizar a prova.
Maranhão
- São Luís – IEMA Pleno Rio Anil
Minas Gerais
- Vespasiano – Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França
Paraíba
- Santa Rita – ECI E.F.M Maria de Lourdes Araújo
São Paulo
- São Paulo (capital)
- EE Brigadeiro Gavião Peixoto
- EMEF Antônia e Artur Begbil
- EE Deputado Geraldino dos Santos
- Santo André – EE Dr. Celso Gama
- Guarujá – UNAERP Guarujá
- Guarulhos – EE Pastor João Nunes
Os concluintes de cursos de licenciaturas e participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas que fizeram a PND como avaliação teórica do exame nesses locais poderão participar da reaplicação, mas ficam dispensados para fins de regularidade perante o Enade.
A Prova Nacional Docente (PND)
A Prova Nacional Docente (PND) tem a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição de 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente.

Além de avaliar o aprendizado dos futuros professores do país, a PND tem o objetivo de apoiar concursos públicos realizados por estados e municípios para selecionar professores da educação básica. O resultado da prova pode ser utilizado como critério único ou parcial dos processos seletivos, de forma classificatória, eliminatória ou complementar.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).