Projetos baianos são finalistas da edição bienal do Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Ao todo, serão distribuidos R$ 60 mil em prêmios, a nove vencedores.
Em edição com recorde de inscrições (354), dois projetos baianos são finalistas do 10º Prêmio Nacional de Educação Fiscal, na categoria 'Tecnologia'. A lista de finalistas foi divulgada pela Comissão Julgadora da edição bienal 2021/22.
Divididos em quatro categorias, 18 selecionados participarão da solenidade de premiação, na próxima terça-feira (29/11), na Embaixada de Portugal, em Brasília. Ao todo, serão distribuidos R$ 60 mil em prêmios, a nove vencedores.
Um dos projetos baianos é o "Você Gestor", um jogo de tabuleiro no estilo ludo com o objetivo de estimular o controle social, municiando estudantes, professores, bem como a sociedade em geral, com informações sobre a educação fiscal. Criado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), a iniciativa já existia em sua forma física, porém, por conta do isolamento social necessário devido à pandemia de Covid-19, não pôde ser aplicado presencialmente nas escolas públicas. A alternativa foi construí-lo na forma digital, o que permite à comunidade estudantil o acesso ao aplicativo pelo celular ou por computadores.
O segundo projeto finalista é o Ágora, que também é um jogo para dispositivos móveis em que os jogadores, chamados de conselheiros, gerenciam uma cidade e tomam decisões coletivas frente a situações e problemas. Cada decisão afeta o destino da cidade através dos seguintes indicadores: satisfação pública, infraestrutura, sustentabilidade e economia. A proposta é que os estudantes, através de enunciados concretos, compreendam como gastar os recursos públicos e as necessidades da população, exercitem a argumentação e a tomada de decisão com base na ética e no respeito ao outro. A iniciativa, que está disponível gratuitamente na Play Store, foi criada por uma professora e quatro estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista.
A solenidade de premiação será transmitida ao vivo no site www.premioeducacaofiscal.org.br.
SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio Nacional de Educação Fiscal é uma ação da Febrafite - Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais - em parceria com o Ministério da Educação, a Receita Federal, o Tesouro Nacional, o Grupo de Trabalho Educação Fiscal (GT 66), vinculado ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), o CIAT, a OAB Nacional, a Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), a Brasscom, a Fenafim, o Grupo Globo e o site Congresso em Foco.
O Prêmio conta ainda com o patrocínio da Financeira BRB, do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), da Terracap, da Samambaia Filantropias, do Sindilegis, do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal), do Sindifisco Nacional, da Unafisco Nacional, da Anfip e do Sinafresp.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!