Programa de alfabetização e letramento de adultos abre inscrições em Salvador
Interessados podem se inscrever no programa de alfabetização até o dia 15 de fevereiro no site do instituto ou diretamente em um dos 18 campus da Estácio participantes.
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2025. As aulas, gratuitas e com todo o material didático necessário incluído, terão início em março.
Interessados podem se inscrever até o dia 15 de fevereiro no site do instituto ou diretamente em um dos 18 campus da Estácio participantes. Além de Salvador, cidades como Teresina (PI), São Luis (MA), Belém (PA) e Maceió (AL) também recebem a iniciativa.
As aulas de jovens e adultos ocorrem a partir de março. Foto: Divulgação
Com uma metodologia própria desenvolvida para a alfabetização de jovens e adultos, o programa de cursos possui dois módulos, cada um com duração de quatro meses. O módulo I capacita os alunos a ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples. Já o módulo II, tem por objeto o aperfeiçoamento da leitura, interpretação de texto de forma crítica e escrita, acolhendo também o público que se enquadra no analfabetismo funcional.
Os módulos são independentes e contam com monitores – alunos dos cursos superiores como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – e a participação do corpo docente da instituição. As aulas, ministradas com ênfase na afetividade e sensibilidade, ocorrem duas vezes por semana, com três horas de duração cada.
A iniciativa tem a atriz Malu Mader como madrinha e reúne mais de 70 integrantes, entre coordenadores, professores e monitores dos cursos de licenciaturas da Estácio. Ao todo, o programa já atendeu mais de 2000 alfabetizados na faixa etária entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas comunidades do entorno dos campi de ensino da Estácio que participam da iniciativa.
Analfabetismo no Brasil
Mesmo com avanços, o país ainda lida com números preocupantes. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ainda tem 9,3 milhões de analfabetos, doas quais 8,3 milhões têm mais de 40 anos. Esse problema é mais acentuado nas regiões Norte e Nordeste, afetando de maneira desproporcional mulheres negras, pardas e moradores de zonas rurais.
LEIA MAIS: Governo do Estado nomeia 1.405 educadores convocados em concurso público
Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).