'O Poder Delas': Thiffany Odara reforça proposta de educação inclusiva

A escritora e pesquisadora Thiffany Odara é a segunda entrevistada da série "O Poder Delas", do Aratu Notícias

Por Bruna Castelo Branco.

Mestra em Educação e Contemporaneidade e especialista em gênero, raça, sexualidade e etnia na formação de educadores pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a escritora, criadora de conteúdo e ouvidora adjunta na Defensoria Pública do Estado da Bahia, Thiffany Odara, também doutoranda na Universidade Federal da Bahia (UFBA), é a segunda entrevistada da série "O Poder Delas", do programa Aratu Notícias, da TV Aratu.

"Ainda sou muito atravessada pelo preconceito, hora pelo racismo, hora pela transfobia. Então, é muito difícil eu ter que provar às pessoas que, para além da identidade de gênero e para além da minha questão étnico-racial, eu sou um ser pensante, sou uma pessoa que produz conhecimento. Ser travesti não é somente o que eu sou. Eu sou mãe, tenho um filho de 11 anos. Tenho um companheiro, tenho uma família estabelecida. Me manter de pé, na resiliência, na fé, foi a maior prova de superação que pude ter", disse a pesquisadora. Assista:

A trajetória de Thiffany antecede o ingresso na universidade. Antes de ocupar espaços acadêmicos, a pensadora trans consolidou um pensamento crítico que se tornou referência nas discussões sobre uma educação inclusiva, acolhedora, diversa e livre de violências. Parte desse percurso está registrada no livro “Pedagogia da Desobediência: Travestilizando a Educação”, resultado de uma pós-graduação.

Segundo a autora, a proposta pode ser aplicada em diferentes contextos: “A Pedagogia da Desobediência vem como uma proposta de mudança não somente para as escolas formais, mas para todo espaço de educação, seja público ou privado, empresas, organizações, tudo que se predispõe a mudar a forma de pensar e agir para acolher a diversidade. E o doutorado vai contribuir para fortalecer essa teoria”.

Publicado em 2020, o livro convida a olhar para o movimento de mulheres trans e travestis como produtoras de saber e conhecimento. | Foto: Divulgação

Publicado em 2020 na Coleção Saberes Trans, da editora Queer Livros, o livro convida a olhar para o movimento de mulheres trans e travestis como produtoras de saber e conhecimento. A partir desse reconhecimento, propõe a “travestilização” dos espaços educacionais e a construção de modelos que acolham a diversidade.

O livro “Pedagogia da Desobediência: Travestilizando a Educação” está disponível no site da editora, em plataformas como Amazon e em lojas físicas, como a Katuka Africanidades, localizada no Pelourinho, em Salvador.

A escritora e pesquisadora Thiffany Odara é a segunda entrevistada da série O Poder Delas, do Aratu Notícias. | Foto: Divulgação

O projeto O Poder Delas, exibido na TV Aratu, conta com o patrocínio do SEBRAE.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.