Lista de espera do Fies é divulgada pelo MEC; veja como acessar

Convocações da lista de espera do Fies seguem até 19 de setembro e dependem da disponibilidade de vagas nas instituições

Por Da Redação.

Os estudantes que estão na lista de espera do Fies, referente à seletiva do segundo semestre de 2025, já podem conferir se foram pré-selecionados na relação. O programa financia a graduação em cursos superiores não gratuitos em instituições de educação superior privadas que possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Foto: Divulgação/MEC

Para conferir se o candidato está selecionado na lista de espera do Fies é preciso consultar a página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As convocações dos pré-selecionados ocorrem até 19 de setembro, exclusivamente pela página do Fies, em que o candidato pode acompanhar sua classificação.  

A pré-seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está condicionada à disponibilidade de vagas no curso de graduação, turno e local de oferta pela instituição de ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) esclarece que ainda deve ser observado o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.

A participação na lista de espera do Fies acontece automaticamente. Todos os inscritos que não foram pré-selecionados na chamada única entram para a lista de espera. 

Segundo o MEC, o programa recebeu 276.140 inscrições, com um total de 111.402 inscritos, lembrando que cada candidato pôde selecionar até três opções de curso.

Etapas do Fies

O candidato pré-selecionado na lista de espera do Fies deve acessar o Fies Seleção, utilizando o login do portal Gov.br, e finalizar sua inscrição em até três dias úteis. Neste momento, basta confirmar as informações declaradas no momento da inscrição.

Após a etapa da complementação das informações da inscrição, os estudantes devem comprovar as informações declaradas no ato da inscrição, por entrega de forma física ou digital, em até cinco dias úteis, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino superior em que foi pré-selecionado.

Caso a comissão da faculdade privada identifique erros ou inconsistências referentes às informações prestadas, a instituição de ensino superior poderá exigir a apresentação de documentação complementar.

Porém, se a documentação for aprovada, o próximo passo é a validação das informações em um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação da inscrição pela comissão da faculdade. Somente após a aprovação do banco poderá ser formalizada a contratação do financiamento.

Fies Div Gov Fed (1)   

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.