Inep abre inscrição para professores para elaborar e revisar o Encceja
Os professores do ensino público interessados em colaborar com o Banco Nacional de Itens para elaboração, revisão de itens e de atividades do Encceja
Por Rosana Bomfim.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) anunciou a abertura das inscrições para seleção de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). O objetivo é formar um grupo de profissionais para elaboração e revisão de itens que comporão os instrumentos avaliativos do exame.
As inscrições estarão abertas a partir das 9h do dia 22 de setembro de 2025, até às 18h do dia 5 de novembro de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do INEP. Para se inscrever, acesse o site no INEP
Quem pode se inscrever
Podem participar do processo docentes do ensino público, municipal, estadual, distrital ou federal, ativos ou inativos, profissionais com experiência em elaboração ou revisão de itens.
Pessoas com conhecimentos de informática suficientes para acessar e operar as plataformas do INEP também poderão participar, assim como os candidatos que não estejam vinculados a cargos comissionados no MEC, CAPES, INEP, FNDE, CNPq ou FINEP.

Seleção
O resultado final dos selecionados será divulgado em 11 de fevereiro de 2026. Para serem considerados aprovados, os selecionados vão passar por uma capacitação e deverão ter aproveitamento mínimo nas atividades propostas.
Somente depois de credenciados, os professores passam a fazer parte do banco de colaboradores, coordenado pelo Inep.
Documentos necessários
Todos os documentos devem ser digitalizados, legíveis, em formato não editável, e enviados dentro do período de inscrição.
No ato da inscrição, é obrigatório anexar a comprovação de formação acadêmica, diploma ou certificado de conclusão de curso, incluindo pós-graduação, mestrado e doutorado.
+ ENCCEJA: Simulados preparam internos da Colônia Penal de Simões Filho
Além disso, o candidato precisa apresentar comprovante de experiência docente sendo, contrato, declaração da instituição ou ato de nomeação; Comprovação de experiência em elaboração e/ou revisão de itens certificado ou declaração de instituições que demandaram os serviços.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).