Dona Canô: Lula anuncia nova universidade em Santo Amaro da Purificação

Nova universidade anunciada por Lula em Santo Amaro fará homenagem à Dona Canô Veloso, mãe de Caetano e Bethânia

Por Lucas Pereira.

O presidente Lula anunciou a construção de uma nova universidade em Santo Amaro da Purificação, cidade do Recôncavo baiano, nesta quinta-feira (9). A informação foi divulgada durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari. 

Nova universidade anunciada por Lula em Santo Amaro fará homenagem à Dona Canô Veloso, mãe de Caetano e Bethânia. Foto: Reprodução/Manu Dias - Jornal Grande Bahia

A nova universidade homenageará Dona Canô , mãe dos irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia. “Logo a gente vai fazer uma faculdade em Santo Amaro, que vai se chamar Universidade Dona Canô, para homenagear a Bahia”, declarou o presidente.

Figura ilustre de Santo Amaro, Dona Canô morreu em dezembro de 2012, aos 105 anos de idade. Graças a sua atuação cultural e social, a matriarca dos Veloso se tornou símbolo da cidade. Em 2022, Caetano fez uma postagem em homenagem aos 10 anos da partida da mãe: "Dia de festa e luto".

Além da homenagem com a universidade, o presidente Lula anunciou que o Governo Federal pretende ainda revitalizar um rio da região: “A gente também vai fazer um projeto para revitalizar aquele rio lá de Santo Amaro que ela reivindicava pra mim”, afirmou. Porém, o petista não disse qual dos rios que corta a cidade será revitalizado. 

Durante o evento em Camaçari, Lula também destacou os investimentos no setor naval da Bahia e a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen). “Agora a gente vai ser dono do próprio nariz na produção de fertilizantes”, disse.

Mais tarde, o presidente seguiu para Maragogipe, onde participou de um evento no Estaleiro Enseada, oficializando a retomada de atividades na unidade industrial. O estaleiro estava paralisado desde 2018, após as empresas do consórcio responsável serem investigadas na Operação Lava Jato.

Com os novos anúncios, o governo reforça a estratégia de retomar investimentos na infraestrutura e educação do Recôncavo baiano, região de forte simbolismo histórico e cultural para o país. 

Vale lembrar que antes da inauguração da fábrica, um grupo contrário ao fim das autoescolas realizou um ato antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além da pauta da autoescola, o Sindicato dos Trabalhadores e Correios e Telégrafos do Estado da Bahia também aguarda a chegada do presidente Lula.

O anúncio de Lula sobre a nova universidade em Santo Amaro ocorreu na inauguração da fábrica da BYD. Foto: Palácio do Planalto

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.