Confira cursos de medicina da Bahia com melhores e piores notas no Enamed 2025

Dos 26 cursos de medicina avaliados na Bahia, 12 tiveram desempenho considerado insatisfatório no Enamed 2025

Por Júlia Naomi.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 na segunda-feira (19). Na Bahia, das 26 graduações em medicina avaliadas, 12 tiveram desempenho considerado insatisfatório e devem sofrer sanções. Dentre elas, apenas uma é ofertada por instituição pública.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Enamed, que é uma adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade), voltada para estudantes concluintes de medicina, tem o objetivo de supervisionar a qualidade da formação médica no Brasil, além de viabilizar o acesso ao programa de residência médica unificado pelo MEC.

O percentual de concluintes considerados proficientes é utilizado como critério para classificar os cursos de acordo com o Conceito Enade, que varia de 1 a 5.

Escala do Conceito Enade

Desempenho insatisfatório

  • Conceito 1 - até 39,9% de estudantes proficientes;
  • Conceito 2 - entre 40% e 59,9% de alunos proficientes;

Desempenho Satisfatório

  • Conceito 3 - entre 60% e 74,9% de alunos proficientes;
  • Conceito 4 - entre 75% a 89,9% de estudantes proficientes;
  • Conceito 5 - percentual igual ou superior a 90% de alunos proficientes.

Desempenho dos cursos de medicina na Bahia

Na Bahia, os todos os cursos cujo desempenho foi considerado insatisfatório obtiveram nota 2 no conceito Enade. Apenas quatro instituições alcançaram o conceito máximo.  São elas:

Cursos de medicina na Bahia com melhor avaliação no Enamed 2025

Conceito Enade 5
  • UFBA - Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista;
  • UNIVASF - Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Paulo Afonso;
  • UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista;
  • UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus.

Cursos de medicina na Bahia com desempenho insatisfatório, segundo MEC

Conceito Enade 2
  • Afya Faculdade de Ciências Médicas de Vitória da Conquista, Afya FCM VIC, em Vitória da Conquista ;
  • UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia, em Teixeira de Freitas;
  • Afya Itabuna - Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna, em Itabuna;
  • Faculdade Ages de Medicina Irecê, em Irecê ;
  • Faculdade Ages de Medicina, em Jacobina;
  • UNESULBAHIA - Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, em Eunápolis;
  • Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis;
  • Faculdade Estácio de Juazeiro;

MEC aplicará sanções a cursos considerados insatisfatórios

Em todo o Brasil, 99 dos 304 cursos de medicina do Sistema Federal de Ensino, que reúne universidades federais e privadas, tiveram desempenho considerado insuficiente e serão submetidas a Processo Administrativo de Supervisão, com o objetivo de elevar a qualidade da formação médica do país.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

As medidas cautelares serão aplicadas de forma escalonada, de acordo com a média de desempenho da instituição, e incluem desde a proibição do aumento do número de vagas na instituição até a suspensão da participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

+ Melhores universidades da Bahia: Veja ranking e como ingressar

Veja sanções a cursos de medicina conforme nível de desempenho

  • Abaixo de 30% de alunos proficientes: proibição de aumento de vagas, suspensão do Fies, avaliação de outros programas federais e suspensão de ingresso;
  • Entre 30% e 40%: redução de 50% das vagas;
  • Entre 40% e 50%: redução de 25% das vagas;
  • Entre 50% e 60%: proibição de aumento de vagas.
  • As medidas valerão até a divulgação do próximo Enamed, previsto para outubro de 2026.

Enamed

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) foi criado em abril de 2025. A execução da avaliação é obrigatória e o resultado obtido pelo estudante pode ser usado para ingressar nos programa de residência médica unificado pelo Mec e organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).

Ao todo, 89.024 estudantes e profissionais de medicina se inscreveram no Enamed em 2025. Desses 39.258 eram concluintes dos cursos de graduação ofertados no país. Mais de 28 mil dos avaliados são de instituições privadas com e sem fins lucrativos e pouco mais de 9 mil são de instituições públicas federal, estadual e municipal.

Associações criticam avaliação dos cursos de medicina feita pelo MEC

Entidades que representam mantenedoras de ensino superior no Brasil criticaram a avaliação dos cursos de medicina feita pelo MEC. 

A Semesp, por exemplo, apontou inconsistências entre as notas de corte previamente encaminhadas às instituições, usadas para aferir a proficiência dos alunos, e aquelas adotadas pelo MEC. Com isso, essas entidades foram surpreendidas por um percentual de estudantes proficientes inferior ao que haviam calculado.

Já a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) publicou uma nota em que contesta a forma como o MEC e o Inep conduziram o Enamed. Segundo a entidade, a primeira edição do exame, foi aplicada antes da divulgação pública de critérios essenciais, como parâmetros de desempenho, notas de corte para proficiência e as consequências vinculadas aos resultados. 

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirma que a falha ocorreu apenas na base liberada para manifestação das instituições e não afetou o resultado publicado em 19 de janeiro. O órgão sustenta que o Conceito Enade divulgado considerou corretamente o número de concluintes proficientes com base na nota de corte oficial e que as instituições podem conferir os dados pelos microdados públicos do exame. A informação é do g1.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.