Após paralisação, sindicato diz manter diálogo com professores da rede particular
Paralisação dos professores da rede particular acontece nesta terça-feira (9) em Salvador
Por Ananda Costa.
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (SINEPE-BA) afirmou que segue mantendo o diálogo com os professores da rede particular e aposta na continuidade das negociações para alcançar um consenso na campanha salarial da categoria. O posicionamento foi divulgado nesta terça-feira (9), mesmo dia em que professores realizam uma paralisação de 24 horas em todo o estado.

A mobilização foi aprovada pelo Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro-BA) após impasses nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2026-2028. Em nota, o sindicato patronal ressaltou que as tratativas permanecem em andamento e que uma nova rodada de negociações já está marcada para a próxima segunda-feira (15).
Segundo o SINEPE-BA, desde o início das discussões, em 29 de abril, foram realizadas cinco reuniões técnicas entre representantes das escolas e dos professores. A entidade destacou que o canal de diálogo continua aberto e que há condições para a construção de um acordo entre as partes.
"O SINEPE-BA reitera que permanece totalmente aberto à negociação para a construção de um instrumento coletivo que concilie, com responsabilidade, a justa valorização dos profissionais da educação e a necessária previsibilidade financeira das instituições de ensino", informou.
Nota da SINEPE-BA na íntegra
"O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (SINEPE-BA) informa que seguem em andamento as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2026-2028 com o Sindicato dos Professores da Bahia (SINPRO-BA), pautadas pelo compromisso de manter abertas todas as vias de entendimento. Desde o início das tratativas, em 29 de abril deste ano, já foram realizadas cinco rodadas de negociação técnica. A entidade ressalta que o canal de diálogo permanece plenamente ativo, com uma nova reunião de negociação já agendada e confirmada para a próxima segunda-feira (15/06), o que demonstra a viabilidade de se alcançar um acordo direto e equilibrado.
Na quinta rodada de negociação, realizada ontem, segunda-feira (08/06), o SINEPE-BA apresentou avanços significativos para a categoria, reafirmando sua boa-fé na busca por soluções consensuais. Nesse sentido, as proposições patronais contemplam a adequação do benefício da bolsa de estudo, buscando critérios viáveis e sustentáveis para a preservação do direito a longo prazo, bem como a preservação do período mínimo de 15 dias de recesso escolar, visando apenas harmonizar as datas de início de acordo com a realidade e o planejamento de cada instituição de ensino. Ademais, foi assegurada a manutenção de cláusulas fundamentais de ordem social e operacional da convenção anterior, a exemplo das regras de horário de trabalho na escola, duração da hora-aula, segunda chamada, recuperação, reorientação e o contínuo incentivo à participação em cursos de capacitação e aperfeiçoamento.
O SINEPE-BA reitera que permanece totalmente aberto à negociação para a construção de um instrumento coletivo que concilie, com responsabilidade, a justa valorização dos profissionais da educação e a necessária previsibilidade financeira das instituições de ensino. Para avaliar o andamento das tratativas e alinhar as diretrizes para a reunião do dia 15, a entidade realizará, nesta quarta-feira (10/06), uma Assembleia Geral Extraordinária com representantes das escolas associadas.
O sindicato patronal reforça que o foco absoluto das instituições permanece sendo a excelência pedagógica, o acolhimento e o respeito aos estudantes e suas famílias, confiando plenamente que a maturidade institucional e o diálogo prevalecerão para assegurar a harmonia no ambiente escolar baiano."
Paralisação dos professores da rede particular em Salvador

Os professores da rede particular da Bahia aprovaram uma paralisação de 24 horas, nesta terça-feira (9), em todo o estado. O ato ocorre por conta da falta de consenso na Campanha Salarial entre a categoria e o sindicato patronal, que representa os donos de escolas.
Em meio ao anúncio do protesto e a possibilidade de greve, uma das principais dúvidas de alunos e pais é sobre o funcionamento dos colégios durante essa terça. Em entrevista ao Aratu ON, o presidente do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro), Allysson Mustafa, revelou que embora a adesão dependa de cada profissional, a orientação do sindicato é para que nenhum professor compareça às salas de aula.
Questionado se as escolas funcionarão de forma parcial, o porta-voz do grupo disse à reportagem que deve haver uma suspensão total das atividades dos professores ao longo desta terça e que caberá a cada colégio decidir se abrirá os portões ou emitirá comunicados às famílias.
LEIA MAIS: Galinho 2026: maior palco da história do São João de Serrinha começa a ser montado
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).