Professora baiana é recebida por alunos com aplausos após 'adivinhar' tema da redação do Enem
Maria Ivone das Neves orientou os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Águas Termais de Cipó sobre os "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" dois dias antes da prova
Uma professora da rede estadual de Cipó, no nordeste da Bahia, foi recebida com aplausos e homenagens por alunos após acertar o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em todo o Brasil no último domingo (3/11).
Maria Ivone das Neves, conhecida como Neury, orientou os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Águas Termais de Cipó sobre os "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" dois dias antes da prova.
Ao tomar conhecimento do tema da redação, os alunos comemoraram, pois o assunto abordado na prova coincidiu com o que havia sido trabalhado nas aulas de Neury. Ao g1, ela disse: "Nós, que somos professores de português, ficamos na expectativa do tema da redação do Enem. Quando eles terminaram a prova, mandaram várias mensagens para mim dizendo que lembraram das aulas, que fizeram redações maravilhosas".
O conteúdo sobre a valorização da cultura africana foi discutido ao longo de todo o ano letivo, por meio de debates, filmes, músicas, livros e redações. O planejamento das aulas, de acordo com a professora, começou em dezembro de 2023.
Neury destacou que, para ela, trabalhar temas como antirracismo, letramento racial e as culturas africana e indígena era fundamental. "Eu sabia que neste governo, a pauta estaria relacionada às minorias, sabia que seria algo que trouxesse a valorização desses povos [africano e indígena]", avaliou. Veja o vídeo:
Professora baiana é recebida por alunos com aplausos após ‘adivinhar’ tema da redação do Enem
Saiba mais: https://t.co/N2zhUbq0i1 pic.twitter.com/eIiKtur4dT
— Aratu On (@aratuonline) November 7, 2024
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).