AO VIVO Últimas Notícias
23/06/2023 13h10 | Atualizado em 23/06/2023 13h13

Mais de 8 mil vagas para cursos profissionalizantes são abertas na Bahia; saiba mais

A formação é voltada para quem já concluiu o Ensino Médio na rede pública e busca uma qualificação profissional

Mais de 8 mil vagas para cursos profissionalizantes são abertas na Bahia; saiba mais Foto: Divulgação/SEC
Da Redação
A partir de segunda-feira (26/6), estarão abertas as inscrições para 8.120 vagas residuais em cursos técnicos de nível médio profissionalizantes, ofertados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A formação é voltada para quem já concluiu o Ensino Médio na rede pública e busca uma qualificação profissional. As inscrições são gratuitas, seguem até o dia 18 de julho.
Por meio de nota, a secretária informou que a participação deve ser feita no Portal da Educação, onde o interessado poderá consultar os cursos oferecidos por Núcleo Territorial de Educação (NTE). O processo de seleção dos candidatos será realizado por meio de sorteio eletrônico, de modo aleatório e equitativo, de caráter classificatório, que ocorrerá no dia 20 de julho de 2023.
Os candidatos serão classificados até o limite das vagas disponíveis, de acordo com o número publicado, conforme o município, a unidade escolar, o curso e o turno da oferta. Comprovada a existência de vagas residuais por desistência de candidatos contemplados no sorteio, a unidade poderá preenchê-las somente com candidatos inscritos neste processo seletivo, conforme a ordem de comparecimento no período de 27 e 28 de julho de 2023, até completar o número total.
As vagas são destinadas aos Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP), além de unidades compartilhadas na capital e em 71 municípios, distribuídos em 24 Territórios de Identidade do Estado. Dentre os cursos ofertados, estão os técnicos em Administração, Análises Clínicas, Edificações, Agropecuária, Instrumento Musical, Informática, Gastronomia e Segurança do Trabalho.
Critérios
Poderão participar da seleção estudantes que concluíram o Ensino Médio e suas modalidades na rede pública de Educação, no âmbito estadual, federal ou municipal, ou tenham, comprovadamente, estudado em instituição filantrópica. Ou ainda aqueles que tenham feito o Nível Médio em instituição privada na condição de bolsista integral. Não poderão concorrer no processo seletivo quem concluiu cursos técnicos de Nível Médio na rede pública estadual.
As aulas terão início no dia 31 de julho para quem for sorteado no processo eletivo e tenha efetivado sua matrícula.
Confira o cronograma na íntegra:
Período de inscrição: 26/6 a 18/7
Sorteio eletrônico: 20/7
Matrícula para os contemplados no Sorteio Eletrônico: 25 e 26/7
Convocação dos candidatos do cadastro de reserva: 27 e 28/7
Início das aulas: 31/7
LEIA MAIS: Conhecido como “Juca Matador”, ex-policial civil da Bahia é aposentado por invalidez com salário de R$ 5 mil
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!