XP Investimentos comunica vazamento de dados
Segundo a XP, apesar do vazamento, contas não foram comprometidas
Por Da Redação.
A XP Inc. (XP Investimentos) informou nesta quinta-feira (24) que identificou um acesso indevido a uma base de dados hospedada em um fornecedor externo. Isso resultou no vazamento de informações parciais de clientes.
De acordo com a empresa, não foram expostas senhas, assinaturas eletrônicas, biometrias, CPF ou documentos de identidade. Em nota à imprensa, a XP declarou: “Nenhuma conta de cliente, seus recursos ou sistema interno da XP foram comprometidos.”
A falha de segurança ocorreu no dia 23 de março e envolveu dados como número da conta, saldo, posição, nome do assessor e limite de crédito, todos referentes ao mês de março.
Também foram afetadas informações cadastrais dos clientes, incluindo nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade, além de dados sobre produtos financeiros contratados.
+ Foi vítima do esquema de fraude no INSS? Saiba como ser ressarcido
A empresa destacou que “os recursos dos clientes e da própria instituição estão seguros, protegidos e não sofreram qualquer tipo de impacto, inexistindo vazamento de senhas, assinaturas eletrônicas, token, credenciais de acessos ou qualquer dado que permita realizar transações financeiras.”
Após identificar o incidente, a XP informou ter adotado medidas adicionais de segurança e comunicado o ocorrido aos reguladores e autoridades competentes.
+ Governo lança plataforma de consulta a investimentos em todo o mundo
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).