Taxação: EUA vão aplicar tarifas de 104% em produtos da China

Nova taxação é mais um episódio da guerra comercial entre os países

Por Da Redação.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta terça-feira (8), que os Estados Unidos aplicarão tarifas de 104% sobre produtos da China a partir desta quarta-feira (9). A decisão é mais um capítulo da guerra comercial entre os dois países.

Durante a coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais da Casa Branca, a secretária foi questionada por um repórter se o presidente Donald Trump manteria a decisão de adicionar uma taxa de 50% sobre os produtos chineses: “As novas tarifas começarão a valer à meia-noite de hoje. Ou seja, efetivamente, amanhã”, respondeu Leavitt.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que os Estados Unidos vão cobrar tarifas de 104% sobre os produtos chineses. Foto; Reprodução| Redes Sociais

Na segunda-feira (7), Donald Trump havia ameaçado impor tarifas adicionais sobre todas as importações da China caso Pequim não recuasse na decisão de impor tarifas recíprocas contra os Estados Unidos.

“Se a China não retirar o aumento de 34% devido aos seus abusos comerciais de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos irão aplicar tarifas adicionais de 50% sobre os produtos chineses, com efeito a partir de 9 de abril”, escreveu o presidente americano em uma rede social.

 Donald Trump havia ameaçado impor tarifas adicionais sobre todas as importações da China. Foto: Divulgação

Histórico de taxações

- Março: Washington impôs taxas específicas de 20% sobre as importações chinesas, como um dos primeiros movimentos de Trump para pressionar a China.

- 2 de abril: Os EUA iniciaram uma guerra de tarifas contra todos os seus parceiros comerciais, aplicando uma taxação adicional de 34% sobre todos os produtos chineses, elevando a tarifa total sobre as importações da China para 54%.

- Promessa de 9 de abril: Trump anunciou uma terceira taxação de 50% sobre as importações chinesas, o que eleva a tarifa total para 104%.

- Retaliação da China: Em resposta, Pequim impôs tarifas de 34% sobre os produtos estadunidenses, além de restrições à exportação de minerais raros (terras raras) e a proibição de comércio com 16 empresas dos EUA.

- Reação da China: Em editorial publicado no domingo (6), o jornal do Partido Comunista Chinês, Diário do Povo, afirmou que a China está pronta para a guerra de tarifas de Donald Trump e que o "céu não cairá" devido às novas barreiras comerciais.

* Com informações da Agência Brasil

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.