Economia

Operação Páscoa: Ibametro inicia fiscalização de produtos comprados desta época do ano

A Operação Páscoa segue até a próxima segunda-feira (27/3) e vai fiscalizar produtos como ovos e barras de chocolate

Por Lucas Pereira

Operação Páscoa: Ibametro inicia fiscalização de produtos comprados desta época do anoilustrativa/Pexels

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), realiza até a próxima segunda-feira (27/3) a Operação Páscoa, que busca apurar se produtos consumidos nesta época estão sendo comercializados com a pesagem correta.


Durante a operação, técnicos do órgãoi vsitam estabelecimentos comerciais, como supermercados, mercados de bairro e padarias, para coleta de produtos. Os alvos são os tradicionais ovos de páscoa, bombons, pescados, vinhos e azeites de dendê.


Durante a vistoria, é apurado se o peso corresponde ao indicado no rótulo, já descontando o peso da embalagem. Os ovos de Páscoa merecem atenção especial não só em relação ao peso e medida dos produtos, que devem estar de acordo com o indicado na embalagem, como também em virtude do conteúdo interno (brindes e brinquedos), que deve seguir os parâmetros de conformidade estabelecidos pelo Inmetro.


As análises podem ser acompanhadas pelos fabricantes de cada produto, que são informados por meio de carta-convite de todo processo e trâmite legal.


PENALIDADES


Os estabelecimentos comerciais autuados serão submetidos a processo administrativo, com pena de multa de até R$ 1,5 milhão. O valor da multa depende de alguns fatores, como o tipo de irregularidade encontrada na fiscalização e a reincidência no erro, o que agrava a situação do estabelecimento. A empresa tem um prazo de dez dias para apresentar a defesa.


Para denúncias de produtos suspeitos, o consumidor pode denunciar à Ouvidoria do Ibametro pelo WhatsApp (71) 99704-2587 ou 0800 071 1888, além do aplicativo oficial do Ibametro disponível para Android e IOS.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.