Lucro da BYD despenca pela 1ª vez em 3 anos com guerra de preços na China

Maior fabricante de carros elétricos do mundo vê lucro cair quase 30% e pode não atingir meta ambiciosa de vendas em 2025; veja os dados

Por Rosana Bomfim.

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo e principal rival da Tesla na China, registrou queda em seu lucro trimestral pela primeira vez em mais de três anos. As informações foram divulgadas pela Reuters.

 Lucro da BYD cai pela primeira vez em mais de 3 anos em meio à guerra de preços| Foto: Divulgação Byd

Entre abril e junho, a empresa teve lucro líquido de 6,4 bilhões de iuanes (cerca de US$ 894 milhões), o que representa uma queda de quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim, a receita cresceu 14%, chegando a 200,9 bilhões de iuanes.

O resultado reflete os efeitos da chamada “guerra de preços” no setor automotivo, que tem reduzido as margens de lucro das montadoras. O governo chinês, inclusive, pediu que as empresas diminuíssem essa disputa acirrada, para evitar maiores prejuízos no mercado.

Fabrica Byd Camacari 3 | vFoto: Divulgação

Meta difícil de alcançar

A BYD planeja vender 5,5 milhões de veículos em 2025, mas até julho havia entregue apenas 2,49 milhões – menos da metade do objetivo. Para analistas, a meta pode ser difícil de ser atingida.

Mesmo assim, especialistas acreditam que a montadora pode encerrar o ano com vendas entre 5 milhões e 5,2 milhões de unidades, ainda que abaixo da meta original.

Outro desafio é o endividamento: a relação dívida/ativo da empresa subiu para 71,1% no fim de junho, contra 70,7% no trimestre anterior.

Fique atento as oportunidades de emprego na BYD: saiba mais sobre as vagas de emprego.

LEIA MAIS:  Morre o escritor Luís Fernando Veríssimo, aos 88 anos, em Porto Alegre

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.