Inovação e narrativas das favelas marcam edição 2025 do Scream Festival
Salvador recebeu, nesta quinta-feira (27), mais uma edição do Scream Festival
Por Da redação.
Salvador recebeu, nesta quinta-feira (27), mais uma edição do Scream Festival, considerado um dos principais encontros de comunicação, publicidade e marketing da Bahia. Organizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), com apoio da Prefeitura de Salvador, o evento reuniu cerca de 3 mil profissionais em plenárias, painéis e oficinas voltadas às tendências do setor — incluindo discussões sobre comunicação comunitária em favelas e periferias.
Com o tema “Beba desta Fonte”, a programação foi estruturada em quatro eixos: Comportamento, Meios e Canais, Cultura e Tecnologia. A proposta foi conectar inovação e narrativas produzidas em diferentes territórios, com destaque para o papel de jovens criadores periféricos. Especialistas defenderam que o futuro da área passa pela capacidade do mercado de reconhecer novos centros de produção de conteúdo.

Ao todo, 40 convidados nacionais e internacionais participaram das discussões. Entre eles estavam Lucas Reis, fundador da Zygon Adtech e doutor em Comunicação; Juliana Jozzolino, presidente da ABMP; Karol Alberti, líder de estratégia da Uber Advertising; a estrategista indígena Jennyfer Bekoy Tupinambá; Lara Morel, CEO do Hub Salvador; e Lília Lopes, diretora de publicidade da Prefeitura de Salvador.
Além de abordar tecnologia e macrotendências para 2025 e 2026, o Scream Festival destacou a necessidade de ampliar a atenção do mercado para conteúdos produzidos em territórios populares. Segundo representantes presentes, iniciativas de comunicação comunitária lideradas por moradores de favelas têm influenciado a economia criativa e apontado caminhos mais inclusivos para o setor.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).