Delegação italiana visita sede da ACB para entrega de usina em Salvador
Delegação italiana visita a ACB antes da inauguração da primeira usina de beneficiamento de pescado na Ilha de Bom Jesus dos Passos
Por Lucas Pereira.
Membros da delegação italiana da Associação Voluntária Amici di Sardegna (Amigos da Sardenha) ETS visitaram a sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador, nesta segunda-feira (13). A visita antecede a entrega da primeira Usina de Beneficiamento de Pescado que vai ser inaugurada em na Ilha de Bom Jesus dos Passos, na próxima quinta-feira (16).
Intitulado “Apoio ao Saber-Fazer das Mulheres”, o projeto conta também com apoio local da Colônia de Pescadores Z3 e tem parceria de cooperação técnica internacional com a Fundação Baía Viva. A usina oferece infraestrutura completa, incluindo bancadas, pias, depurador, fogão e freezers, permitindo que mariscos e peixes sejam processados com maior qualidade e valor agregado.
Segundo a presidente da ACB, Isabela Suarez, a inauguração da Usina de Beneficiamento, projeto que partiu dos Amigos da Sardenha, permite a possibilidade de se fazer um “trabalho de desenvolvimento inclusivo” e de muita importância para os moradores da Ilha de Bom Jesus dos Passos.
“Dada a importância da atividade pesqueira, principalmente da pesca artesanal e o quanto isso pode render mais para esses pescadores, principalmente para essas mulheres, foi completamente oportuno a viabilização dessa usina, que a gente inaugura na próxima quinta-feira, onde existirá uma capacitação em torno do beneficiamento do pescado, ou seja, agregar valor ao produto do mar”.
Já Roberto Copparoni, presidente da Associação Amigos da Sardenha, afirmou que “esse projeto será um ponto de partida para melhorar as condições da ilha e das marisqueiras”.
Entrevistada no programa Linha de Frente, da Rádio Antena 1 Salvador, em setembro, a presidente da ACB falou sobre a situação da economia baiana e brasileira neste momento em que o tarifaço dos Estados Unidos aos produtos do Brasil está em vigor, destacando “preocupação” pela “maior crise econômica dos últimos tempos”, de acordo com Isabela Suarez.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).