Beneficiários começam a ser notificados sobre descontos indevidos do INSS; veja

Cerca de 9 milhões de beneficiários devem receber as notificações pelo app Meu INSS

Por Da Redação.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta terça-feira (13) o envio de notificações a aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios relacionados a associações. A comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.

INSS | Foto: José Cruz/Arquivo Agência Brasil

As mensagens conterão informações sobre os valores descontados e os nomes das entidades responsáveis. Os beneficiários deverão informar, a partir de quarta-feira (14), se autorizaram ou não os descontos. Em caso de negativa, será possível solicitar o ressarcimento dos valores no mesmo dia.

+ Justiça dá 48 horas para governo explicar esquema de fraudes no INSS

Segundo o INSS, aproximadamente 9 milhões de pessoas receberão a notificação. O ressarcimento se refere a descontos feitos entre março de 2020 e março de 2025.

De acordo com o órgão, não será necessário apresentar qualquer documentação para pedir o reembolso. Após a contestação, o INSS acionará a associação, que terá até 15 dias úteis para realizar o pagamento. Entidades que não cumprirem o prazo poderão ser acionadas judicialmente.

O INSS alerta que não fará contato por telefone, SMS ou por meio de intermediários. Em caso de dúvida, o beneficiário deve entrar em contato com a Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. A recomendação é manter o aplicativo Meu INSS atualizado para garantir o recebimento das notificações.

Foto:Marcello Casal Jr/Agência Brasil

LEIA MAIS: Lula garante que aposentados não serão prejudicados por fraudes do INSS

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.