Cultura

Quarta edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema acontece entre os dia 22 e 28 de março, em formato online

Este ano, o evento fará uma homenagem à cineasta brasileira Adélia Sampaio, que é reconhecida como a primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, em 1984.

Por Da Redação

Quarta edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema acontece entre os dia 22 e 28 de março, em formato onlineCréditos da foto: divulgação/Secom GOV-BA

Entre os dias 22 e 28 de março, acontecerá a quarta edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, em formato online. O projeto nasceu no final de 2016 a partir de um desejo de reunir o maior número possível de mulheres do audio visual de Salvador, Bahia, para debater e apontar demandas específicas de gênero do setor. Este ano, o evento fará uma homenagem à cineasta brasileira Adélia Sampaio, que é reconhecida como a primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, em 1984.


Na abertura, será exibido o filme Amor Maldito, produção brasileira pioneira em trazer temática lésbica para as telas. Para que houvesse a circulação do longa, Adélia aceitou a proposta do dono do Cine Paulista para transvestí-lo com uma divulgação na porta como filme pornô, já que nenhum dono de cinema queria exibi-lo à época. Apesar de seu pioneirismo, a filmografia de Adélia nunca chegou à mídia física ou ao streaming e ficou completamente apagada da história do cinema brasileiro.


Adélia abordou diversas temáticas em suas obras, como amor, violência e problemas sociais, desenvolvendo uma narrativa fílmica como espaço de pertencimento e repleto de referências da história. A invisibilidade de sua produção está diretamente atrelada ao racismo e o machismo cinematográfico. Atualmente, a cineasta tenta viabilizar novos projetos, no entanto, todos estão parados ou caminhando lentamente por falta de verba. 


A Mostra Lugar de Mulher é no Cinema será exibida através do site do projeto. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


LEIA MAIS: Festival Música para Brincar oferece programação infantil online durante 14 dias; confira programação


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.