Quarta edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema acontece entre os dia 22 e 28 de março, em formato online
Este ano, o evento fará uma homenagem à cineasta brasileira Adélia Sampaio, que é reconhecida como a primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, em 1984.
Entre os dias 22 e 28 de março, acontecerá a quarta edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, em formato online. O projeto nasceu no final de 2016 a partir de um desejo de reunir o maior número possível de mulheres do audio visual de Salvador, Bahia, para debater e apontar demandas específicas de gênero do setor. Este ano, o evento fará uma homenagem à cineasta brasileira Adélia Sampaio, que é reconhecida como a primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, em 1984.
Na abertura, será exibido o filme Amor Maldito, produção brasileira pioneira em trazer temática lésbica para as telas. Para que houvesse a circulação do longa, Adélia aceitou a proposta do dono do Cine Paulista para transvestí-lo com uma divulgação na porta como filme pornô, já que nenhum dono de cinema queria exibi-lo à época. Apesar de seu pioneirismo, a filmografia de Adélia nunca chegou à mídia física ou ao streaming e ficou completamente apagada da história do cinema brasileiro.
Adélia abordou diversas temáticas em suas obras, como amor, violência e problemas sociais, desenvolvendo uma narrativa fílmica como espaço de pertencimento e repleto de referências da história. A invisibilidade de sua produção está diretamente atrelada ao racismo e o machismo cinematográfico. Atualmente, a cineasta tenta viabilizar novos projetos, no entanto, todos estão parados ou caminhando lentamente por falta de verba.
A Mostra Lugar de Mulher é no Cinema será exibida através do site do projeto. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.