Morre Rita de Cássia, cantora e compositora de "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de um Vaqueiro"
A doença é uma forma crônica e progressiva de pneumonia
Morreu na noite dessa terça-feira (3/1), em Fortaleza, no Ceará, a cantora e compositora Rita de Cássia, aos 50 anos. Ela ficou bastante conhecida por escrever as músicas "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de um Vaqueiro", sucessos da banda Mastruz com Leite. A segunda tem quase nove minutos de duração.
Natural da cidade de Alto Santo, Rita deu entrada em um hospital particular da capital cearense ainda na terça, onde foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diagnosticada com fibrose pulmonar idiopática. A doença é uma forma crônica e progressiva de pneumonia, de acordo com o Ministério da Saúde.
Fibroses são cicatrizes que, no caso da musicista, formaram-se nos pulmões e enrijeceram os tecidos do órgão, dificultando a respiração. Ainda conforme o Ministério, o termo idiopático é usado quando as causas da doença são desconhecidas.
Além das famosas composições citadas no início da matéria, Rita escreveu mais de 500 músicas, incluindo hits de bandas como Cavalo de Pau, Mel com Terra, Banda Styllus e Aviões do Forró.
A página oficial da banda Mastruz com Leite publicou uma homenagem póstuma à cantora. "Pra viver eternamente! Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto… tudo isso fazem parte da nossa história e serão lembrados por nós todos os dias", diz a legenda.
A última publicação de Rita no Instagram é um vídeo no qual ela deseja um feliz Ano Novo aos seguidores. Nos comentários, amigos e famosos deixaram mensagens de carinho. "Descanse em paz. Jamais será esquecida", escreveu Safadão. "Você seguirá viva em nossos corações", disse o poeta Bráulio Bessa.
Rita de Cássia deixa dois filhos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!