Miss Alemanha 2022 é imigrante brasileira, negra e nascida em favela; concurso celebrou "empoderamento feminino"
Domitila é modelo, mestre em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Livre de Berlim e empreendedora ambiental.
O concurso de beleza Miss Alemanha, que escolhe a mulher mais bonita para representar o país durante o Miss Universo, teve uma decisão inusitada no último sábado (19/2). A bela a vez é, na verdade, brasileira. Domitila Barros é imigrante, nascida em uma favela de Recife, em Pernambuco.
Segundo a CNN, a pernambucana ganhou a premiação em um modelo reformulado, que transformou a escolha em uma celebração do “empoderamento feminino”, e não primordialmente de beleza, como é comumente conhecido ao redor do mundo. Domitila é modelo, mestre em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Livre de Berlim e empreendedora ambiental.
A modelo contou, no concurso, que passou a se envolver com questões de sustentabilidade após ter testemunhado “efeitos de práticas insustentáveis, prejudiciais ao meio ambiente e desumanas”. “Por isso que os valores de sustentabilidade, proteção ambiental e justiça social são tão importantes para mim”, completou Domitila Barros, que é fundadora de uma marca de joias e roupas sustentáveis chamada She Is From The Jungle (Ela é da Selva).
Desde o ano passado, a premiação tem reunido mulheres de diferentes nacionalidades, idades e atuações. Em 2021, Anja Kallenbach, uma mulher de 33 anos e mãe de dois filhos, foi a vencedora do concurso. “O Miss Alemanha foca na individualidade e na diversidade. Estamos à procura de mulheres que seguem seu próprio caminho, têm um objetivo claro em mente e estão comprometidas com um amanhã melhor”, diz a divulgação repaginada do concurso.
LEIA MAIS: Surpresa! Homem é preso no meio da própria festa de aniversário de 20 anos em Candeias
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.