Memorial Maria Odília, primeira médica negra do Brasil, segue aberto para visitação pública
Nascida em 1884, em São Félix, no Recôncavo Baiano, Maria Odília é a mais antiga médica negra que se tem registro historiográfico no Brasil
O Memorial Maria Odília, que homenageia a história da baiana e primeira médica negra do Brasil, segue aberto para visitação pública e gratuita, de terça a sexta-feira, das 10 às 17h, por meio de agendamento online obrigatório. Já os agendamentos de grupos devem ser feitos por e-mail, indicando nome da instituição/escola, data, horário e número de pessoas interessadas.
A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, ressalta a relevância do Memorial e reforça o convite para que estudantes e demais moradores da capital baiana visitem e conheçam o legado de Maria Odília. "A ESPS é um orgulho de Salvador, reunindo o que há de mais moderno para promoção da educação em saúde, e além disso, conta com o Memorial Maria Odília, para que de uma forma interativa, lúdica e muito especial, todos possam conhecer a história incrível e o legado incomensurável dessa grande mulher que nos enche de orgulho", convida.
MEMORIAL
A exposição interativa, com curadoria de Mariana Jaspe, revela, por meio de vídeos, fotos, arte e documentos históricos, a trajetória percorrida por Maria Odília, enaltecendo seu pioneirismo que inspirou e inspira tantas outras mulheres até os dias atuais. Nascida em 1884, em São Félix, no Recôncavo Baiano, Maria Odília é a mais antiga médica negra que se tem registro historiográfico no Brasil.
Com 13 anos, mudou-se de Cachoeira para Salvador, onde se matriculou no Ginásio da Bahia, formando-se bacharela em ciências e letras. Com os estudos, também passou a dominar o francês, grego e latim. Em 1904, seguindo os passos do pai e de um dos irmãos, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, sendo a única mulher entre os 48 alunos da turma.
A Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), onde está inserido o Memorial Maria Odília, fica na Rua Miguel Calmon, nº 75, Comércio.
LEIA MAIS: Itamaraty confirma que brasileiro foi ferido durante atentado em Israel; uma pessoa morreu
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!