MAB e MAM celebram aniversário com abertura de nova exposição neste domingo
A exposição "MAM no MAB" reúne mais de 90 obras; a entrada é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 18h
Por Da Redação.
Obras que, um dia, foram do Museu de Arte da Bahia (MAB), transferidas para o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) em 1959, retornarão ao MAB, temporariamente, a partir deste domingo (23/7), com abertura da exposição às 16h. A mostra "MAM no MAB" reúne mais de 90 obras. A entrada é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 18h.
Obras de artistas como Burle Marx, Aldemir Martins, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Djanira Motta e Silva, Hansen Bahia, Carybé, Yolanda Mohaly, Mário Cravo Jr., dentre outros, revelam como os acervos se formaram nos dois principais museus de arte da cidade.
De acordo com o curador da exposição e diretor do Museu de Arte Contemporânea da Bahia, Daniel Rangel, a exposição "MAM no MAB" reforça a conexão que existe entre os museus. "A exposição MAM no MAB escancara a relação umbilical entre o MAB e MAM, e retira membranas que ficaram ocultas no passado para se pensar o presente e planejar o futuro. Seguiremos, de forma atualizada, o conceito de transmissão adotado por José Padro Valladares e Lina Bo Bardi, na implantação do Museu de Arte Contemporânea da Bahia, que em breve será inaugurado e também receberá obras do MAM".
Para Ana Liberato, diretora do Museu de Arte da Bahia, essa exposição é uma oportunidade de fazer um resgate da arte na Bahia. "Até fevereiro de 2024, o público está convidado a visitar obras representativas da arte, hoje consideradas modernas, que, em julho de 1959, foram desmembradas da pinacoteca do MAB para integrar o acervo do novo Museu de Arte Moderna da Bahia, sob direção da arquiteta italiana Lina Bo Bardi".
SERVIÇO:
Inauguração da exposição "MAM no MAB" Quando: 23 de julho (domingo), às 16h Onde: Museu de Arte da Bahia (MAB) - Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória, Salvador Quanto: entrada gratuita
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).