Livro infantojuvenil sobre palavras do nosso dia a dia de origem africana recebe selo Cátedra 10 UNESCO; saiba mais
Com brincadeira, o livro mostra para os leitores, de forma lúdica, como são tantas as palavras africanas que fazem parte da Língua Portuguesa
O livro Quanta África Tem no Dia de Alguém, da escritora baiana Renata Fernandes, recebeu o selo Cátedra 10 - 2022, concedido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio e pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. As ilustrações do livro são de Fernanda Rodrigues.
A Editora Ciranda Cultural, que publicou a obra de Renata e Fernanda, recebeu o selo "Seleção" pela alta qualidade do trabalho publicado.
Com brincadeira e descontração, o livro mostra para os leitores, de forma lúdica, como são tantas as palavras africanas que fazem parte da Língua Portuguesa. Na obra, as personagens se surpreendem com os significados e sonoridades das palavras, e identificam a qual idioma ou dialeto africano cada uma delas está ligada.
O prefácio do livro, publicado em 2022, foi escrito pela cantora e Ministra da Cultura Margareth Menezes:
“É muito divertido percorrer as páginas seguindo o movimento das frases, dos desenhos e das cores do ritmo da sonoridade das palavras. Fica mais gostoso estudar quando se fala a mesma língua das crianças, e este livro é uma delícia. A poesia é a forma mais rápida de despertara atenção e a memória e, assim, fixar o aprendizado com ternura e arte!”.
SOBRE O SELO
O selo, instituído em 2016, é concedido pelo Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ), composto por pesquisadores e especialistas de diversas áreas do campo da literatura infantil e juvenil. Este ano, 55 obras foram selecionadas. A lista completa foi divulgada nesta terça-feira (11/4).
Após a análise das obras, o GELIJ decide quais serão premiadas nas categorias "Seleção" – obras com valor literário, estético e editorial; "Distinção" – obras de excelência, considerados os mesmos critérios; e "Hors Concours" – categoria que considera tanto o livro publicado quanto a importância da obra de seu autor.
Em nota, a PUC-Rio disse que o objetivo da premiação é reconhecer, anualmente, as melhores produções literárias para crianças e jovens. "O Selo Cátedra 10 tem como diferencial o olhar cuidadoso de pesquisadores que, a partir do objeto livro, avaliam a qualidade literária, plástica e editorial da obra, considerados temas e gêneros diversos e diálogo entre a linguagem verbal e a linguagem visual".
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!