Morre bibliotecária Josenice Moraes Coelho Teixeira, aos 78 anos

Velório de Josenice Moraes Coelho Teixeira acontece neste sábado (3), no cemitério Campo Santo

Por Da Redação.

Faleceu na manhã desta sexta-feira (2), em Salvador, Josenice Moraes Coelho Teixeira, conhecida como Jó entre familiares e amigos, aos 78 anos. Bibliotecária de formação e grande incentivadora da educação e da cultura, ela deixou um legado de dedicação às artes e à literatura na Bahia.

Velório está marcado para acontecer neste sábado (3). Foto: Arquivo pessoal

O velório será realizado neste sábado (3), a partir das 8h, no Cemitério do Campo Santo, no bairro da Federação, em Salvador. O sepultamento está marcado para as 11h. A família agradeceu as mensagens de solidariedade e destacou o impacto de sua trajetória na vida de quem a conheceu.

QUEM FOI JOSENICE MORAES COELHO TEIXEIRA

Foto: Arquivo pessoal

Nascida em 8 de agosto de 1946 na cidade de Guanambi, sudoeste da Bahia, Josenice dedicou décadas de vida à promoção da leitura, da educação e da cultura. Formada em biblioteconomia, construída com respeito pela trajetória como bibliotecária, especialmente com envolvimento a diversas instituições públicas e culturais do Estado.

O amor pelos livros e pelo conhecimento fez dela uma referência na área, sempre disposto a criar novos leitores e a apoiar projetos literários e educativos. Ao longo da carreira, Josenice também esteve à frente de iniciativas importantes na área cultural, chegando a ocupar carga de direção na Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), onde contribuiu para valorizar as artes e a cultura baianas.

Jó também já trabalhou no antigo IURAM (Instituto de Urbanismo e Administração Municipal) e, depois, no CEI (SEPLANTEC). Foi também do Museu Geológico da Bahia. No entanto, ao longo dos anos, se dedicou ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia que desempenhou papel relevante como servidora pública.  

Josenice era filha do deputado Gercino Coelho e de Eunice Moraes Coelho, conhecida como Dona Nicinha, falecida em 2016, aos 95 anos, e foi criada com valores de serviço comunitário e união familiar. Irmã do ex-governador da Bahia, Nilo Coelho, e do empresário Silvio Roberto Coelho, ela manteve ao longo da vida fortes laços com os irmãos, primos e sobrinhos, participando das alegrias e desafios compartilhados.

Ao longo da vida, constituiu sua família com Antonio Luiz Calmon Teixeira, e, com mais de 55 anos de casados, teve quatro filhos, Antônio Luiz Filho, Stella, Roberta e Eunice, e sete netos: Gabriel, Valentina, Joaquim, Letícia, Antonela, Olívia e Cecília.

 O legado de carinho, sabedoria e retidão de Josenice continuará inspirando todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Foto: Arquivo pessoal

LEIA MAIS: Quem foi Nana Caymmi, cantora que morreu nesta quinta-feira

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.