Cultura

Fernando Guerreiro anuncia novos espaços culturais Boca de Brasa

O anúncio foi feito durante a cerimônia de homenagens "O Bem Transforma", promovida pela TV Aratu

Por Juana Castro

Fernando Guerreiro anuncia novos espaços culturais Boca de BrasaCréditos da foto: Bruno Concha/FGM

O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, anunciou que o projeto Boca de Brasa deve chegar a dez espaços culturais até 2024. Até então, existem quatro na capital baiana, situados no bairro de Coutos (Subúrbio 360), na Barroquinha, em Cajazeiras e no Conjunto Lagoa da Paixão (Espaço Boca de Brasa Céu de Valéria).


O anúncio foi feito nessa segunda-feira (30/10), durante a cerimônia de homenagens "O Bem Transforma", promovida pela TV Aratu em parceria com o Sebrae, com o objetivo de incentivar boas práticas na sociedade. Em nome do projeto Boca de Brasa, Guerreiro recebeu o troféu da categoria Cultura e Arte.


"Acho que a maior importância do Boca de Brasa é mostrar o miolo de Salvador. Salvador não é só orla e Centro Histórico. É o subúrbio, Cajazeiras, Cabula... É um projeto, sobretudo, de afirmação da cultura da cidade", disse o presidente da FGM, na ocasião.


Ele destacou, ainda, que há "muita gente potente e muitas famílias participando do projeto", e que ao final do ano terá mais uma edição do Festival Boca de Brasa, cujo objetivo é mostrar todas essas potências.


O BEM TRANSFORMA


Ao todo, 15 representações foram homenageadas, incluindo cidadãos e entidades da Bahia. Veja a lista completa:


- Categoria Cultura e Arte: Projeto Boca de Brasa, representado pelo presidente da FGM, Fernando Guerreiro;


- Categoria Inclusão: Instituto de Cegos da Bahia (ICB), representado pela presidente, Heliana Diniz;


- Meio Ambiente e Natureza: Projeto Tamar, representado por Tatiana Araújo, gestora e administradora do Centro de Visitantes do Projeto Tamar;


- Idosos: Abrigo São Gabriel, representado pelo Irmão Gabriel e Iracema Santana Dias, presidente e vice-presidente do espaço;


- Segurança Alimentar e Psicossocial: Igreja da Trindade, representada pela Irmã Juce da Trindade;


- Saúde: Hospital Martagão Gesteira, representado pelo superintendente geral do LABCMI, Emanuel Rocha de Melo;


- Educação: José Eduardo dos Santos e Vilma Santos, responsáveis pelo Acervo na Laje;


- Ciência e Tecnologia: Senai Cimatec, representado pelo superintendente de Novos Negócios da instituição, André Oliveira;


- Economia Criativa e Digital: Mercado IAÔ, representado pela diretora executiva Jacqueline Azevedo;


- Promoção da Paz: Padre Edson Menezes, reitor e pároco da Basílica Nosso Senhor do Bonfim


- Comunicação e Promoção: Iuri Barreto, autor e fundador do perfil soteropobretano


- Esporte: Dilma Mendes, subsecretária de esportes de Camaçari


- Crianças: Organização do Auxílio Fraterno (OAF), representada pelo presidente da entidade, Josias Sousa


O Troféu O Bem Transforma da categoria Comunidade será entregue na Gamboa, com reportagem a ser exibida durante a programação da TV Aratu.


SOBRE O BOCA DE BRASA


Criado em 1986, o projeto Boca de Brasa visa fomentar a cultura na periferia, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).


Desde 2013, a FGM desenvolve ações que visam a promoção e produção cultural pelos diversos pontos da cidade, no intuito de descentralizar as atividades em Salvador. Neste mesmo ano, o Boca de Brasa recebeu um novo formato, que contemplou oficinas gratuitas de diferentes áreas artísticas, bem como formação de gestores. Até 2016, foram realizadas 21 edições com público total de 42 mil pessoas, 120 oficinas realizadas e 2.300 agentes culturais atendidos em 20 bairros.


Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no site da FGM.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.