Exposição sobre carnaval negro e projeto “Patrimônio É” chegam à Casa do Benin, nesta terça-feira
Enquanto à mostra sobre os carnavais vai começar às 16h, o projeto "Patrimônio É..." terá ínicio às 17h e vai reunir convidados para um bate papo.
A Casa do Benin vai receber, nesta terça-feira (31/5), duas novas opções culturais: a exposição “Histórias em Tecidos – Ancestralidade e Pertencimento" e o projeto “Patrimônio É…”. O equipamento é administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).
Criada pelo artista plástico Alberto Pitta, “Histórias em Tecidos – Ancestralidade e Pertencimento" traz um pouco do trabalho de 40 anos do artista, com materiais voltados para o carnaval negro com os blocos-afro, afosxés e outros componentes da folia carnavalesca.
A mostra será lançada às 16h desta terça-feira (31/5) e vai estar disponível para visitação gratuita até o dia 24 de agosto, sempre de terça a sábado, das 10h às 17h.
Também nesta terça, às 17h, tem início o projeto "Patrimônio É...", que vai consistir em rodas de conversa sobre educação patrimonial. Nesta edição, que vai abordar o tema "Carnaval Negro: Ancestralidade e Pertencimento", participam o próprio Alberto Pitta; o professor, artista visual e um dos organizadores das festas populares do bairro de Itapuã (Lavagem, Carnaval e Festa da Baleia de Itapuã), Ives Quaglia; o bailarino, ator, performer, professor e coreógrafo da Escola do Olodum, Negrizu Santos; e a jornalista, gestora cultural do Bloco Alvorada e mestra em cultura e sociedade pela UFBA, Camilla França.
Até 2019, as rodas de conversa do projeto aconteciam no Espaço Cultural da Barroquinha, com transmissão ao vivo pelo Facebook da FGM. Durante a pandemia, em 2020 e 2021, passaram a ocorrer em plataforma virtual, por meio do canal do YouTube da instituição.
Já a temporada 2022 do projeto tem início com formato híbrido e itinerante, acontecendo a cada mês em um bairro da cidade e sempre com transmissão pelo canal da Fundação no YouTube.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!