Começa nessa quinta (2), 2ª edição do Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência

Cerca de duas mil pessoas entre capoeiristas e amantes da cultura afro-brasileira devem passar pelo evento

Por Da Redação.

Começa nessa quinta (2), 2ª edição do Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência
Em uma iniciativa liderada pela Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Governo da Bahia lança para próxima quinta-feira (2/5), a segunda edição do Festival Ancestralidade e Resistência – Gingando pelo Mundo, evento dedicado à capoeira, que acontece entre os dias 2 e 5 de maio a Biblioteca dos Barris, em Salvador. A inscrição para o festival é gratuita, realizada 100% online. O Festival é organizado pelo coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), que vai trazer para primeira Biblioteca Pública do Brasil e América Latina, a "Cidade da Capoeira", com rodas de conversa, vivências, debates, apresentações artístico-cultural e, principalmente, muito jogo e muitos saberes na roda. Cerca de duas mil pessoas, entre capoeiristas e amantes da cultura afro-brasileira, devem passar pelo evento.
PROGRAMAÇÃO A 2ª edição do evento promete abordar sete eixos temáticos transversais, abrangendo desde a resistência histórica da Capoeira até questões contemporâneas de inclusão e diversidade. São eles: Capoeira tem Resistência - dedicado a debates e pesquisas; Capoeira tem Erê - com atividades específicas para o público infantojuvenil; Capoeira tem Magia - Contempla um concurso de cantigas autorais; Capoeira tem Criatividade - voltado para o empreendedorismo e a economia criativa; Capoeira tem Ancestralidade - valoriza os grandes Mestres griôs; Capoeira tem Diversidade - discute os segmentos minoritários como Pessoas com Deficiência (PCDs), pessoas LGBTQIAPN+, pessoas idosas 60+, e ainda o eixo temático Capoeira tem Ginga pelo Mundo, voltado para a valorização da Capoeira em outros países. OUTRAS PROGRAMAÇÕES Além dos eixos temáticos focados na capoeira, na sexta-feira (3/5), a Biblioteca dos Barris também preparou outras alternativas que abracem públicos variados, como o Encontro sobre Protagonismo Feminino, Concurso de Cantigas, Oficinas, Vivências e o Festival de Samba com Juliana Ribeiro, Roberto Mendes e Mestre Kiabo e os Dez Mais do Samba. Já no sábado (4/5), vai acontecer o Torneio de Capoeira Infantojuvenil, Desfile Manifesto Capoeira tem Estilo, Oficinas, Homenagem aos Mestres Griôs e Festival de Samba Reggae com Olodum, Tonho Matéria, entre outras atrações. Compondo o festival, acontece o II Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras de Capoeira, nos dias 04 e 05, que reunirá estudiosos sobre a capoeira com o objetivo de difundir a produção do conhecimento sobre o tema, através de conferências, debates e troca de experiência. A programação completa pode ser acessada através do perfil do Instagram do coletivo Capoeira em Movimento Bahia (@capoeiraemmovimentobahia), onde também está disponível um link para inscrições gratuitas. No último dia de evento, no domingo (6/5), uma Roda de Conversa vai discutir a Capoeira na Escolas, tem a Berimbalada (um encontro de berimbaus) e encerrando o evento, a  chamada "Roda do Século" que vai reunir os grandes Mestres de Capoeira da Bahia. Todos os detalhes e a programação completa estão no site www.capoeiraemmovimento.com.br. LEIA MAIS: Restauração do Relógio de São Pedro, no Centro de Salvador, custou R$ 70 mil Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo.  

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.