Campanha 'Cadê minha Boneca Preta?' promove representatividade e combate ao racismo
Lançamento da campanha acontece no dia 25 de setembro na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Itaparica
Diversidade cultural, representatividade e promover o sentimento de pertencimento, o reconhecimento dos traços identitários e da autoestima. Esses são alguns dos objetivos da Campanha “Cadê minha boneca preta?”, uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da Fundação Pedro Calmon e executado pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Itaparica. Mais uma edição do projeto que doa bonecas pretas às crianças em situação de vulnerabilidade social será lançada no dia 25 de setembro, na referida unidade.
No dia, a partir das 9h, a programação que inclui abertura da exposição “Cadê Minha Boneca Preta?”, inauguração da caixa instagramável boneca preta, intervenção artística de alunas da professora Lívia Nascimento do Centro Educacional Adelita Batista com a apresentação de dança “Eu e minha Boneca”, mesa de diálogo sobre "Afroinfância e a arte de brincar", intervenção artística de crianças do Grupo Cultural Marejá, apresentando maculelê, capoeira e samba de roda.
No ano de 2023, a campanha arrecadou 375 bonecas pretas. O projeto nasceu da necessidade de promover o sentimento de representatividade já na infância, como explica a diretora da BJMJIta, Soraia Alves:
“A biblioteca por ser um espaço democrático e por ter um papel social importante dentro da comunidade na qual está inserida, desenvolveu o projeto “Cadê minha boneca Preta?”. Visando levar através da ludicidade e a arte de brincar, representatividade, identidade, autoestima e afeto à crianças em vulnerabilidade socioeconômica. Ao mesmo tempo essa campanha simboliza a luta da resistência negra pelo fim do racismo nas suas mais diversas esferas”.
O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, destacou a importância dessas iniciativas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP-BA).
“Mais uma vez estamos com essa campanha belíssima, onde não só estaremos presenteando as crianças e jovens com as bonecas pretas, mas estaremos aproveitando o momento para fazer um importante debate sobre a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo. Parabenizo a nossa bibliotecária Soraia, toda sua equipe e todo o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia pelo engajamento, compromisso social e político que nós temos”.
Os pontos de arrecadação serão divulgados no dia do lançamento da campanha.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).